ESP-CE treina profissionais de Saúde da Família

10 de dezembro de 2008 - 11:10

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) promove, nos dias 11 e 12 de dezembro, o quinto módulo do Curso de Especialização em Práticas Clínicas em Saúde da Família, que tem como tema Saúde da Família. Dirigido aos profissionais da Estratégia Saúde da Família, este módulo enfoca a estratégia da abordagem familiar, cuja temática é considerada como conhecimento fundamental ao profissional de saúde da família.

A coordenadora do curso, Maria de Fátima Antero, diz que esta nova abordagem irá contribuir para a transição do modelo hegemônico em saúde para uma abordagem voltada ao indivíduo no seu contexto familiar e social. De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, a Estratégia Saúde da Família (ESF) deve ter como foco de atuação a família e a comunidade. “Portanto, se faz necessário intensificar o reconhecimento das práticas de saúde das famílias e dos grupos comunitários, bem como o diálogo e a compreensão que as famílias/comunidade têm acerca do fazer dos profissionais da Estratégia Saúde da Família.”, argumenta Maria de Fátima.
 
Com a realização deste curso, a ESP-CE pretende oferecer aos participantes situações capazes de aprimorar sua percepção e prática profissional acerca das comunidades assistidas, oportunizando momentos de reflexão técnica, política e humana em sua Equipe de Saúde da Família. “Sabemos que a integralidade da atenção perpassa pelo maior entrosamento dos profissionais que fazem a atenção básica nos municípios brasileiros. Para isso, acreditamos que instrumentos capazes de aproximar o fazer de cada profissional permitam vislumbrar um caminho para alcançar essa integralidade”, ressalta a coordenadora.


APRENDIZAGEM

Os objetivos desse processo de aprendizagem são voltados para integrar a abordagem familiar de forma efetiva e responsável na sua prática cotidiana de cuidado e promoção da saúde;    Realizar avaliação e intervenções familiares refletindo-as adequadamente na história e contexto familiar;Utilizar estratégias de intervenção adequadas ao sistema familiar e compatíveis com o contexto da Estratégia Saúde da Família; Identificar as fases do ciclo de vida e as crises previsíveis e acidentais das famílias; Aplicar ferramentas para avaliação familiar, tais como o Genograma, PRACTICE e FIRO; Fazer diagnóstico familiar e elaborar planos terapêuticos.

Neste Módulo, serão abordados conteúdos essenciais ao profissional de Saúde da Família, cujo perfil consiste em um generalista com capacidade de atuar sobre os eventos mais comuns do processo saúde-doença, a partir da compreensão do indivíduo em seu contexto familiar e comunitário. “Assim, teremos como conteúdos centrais a abordagem familiar e suas potencialidades numa perspectiva inter/transdisciplinar, assim como também as ferramentas de diagnóstico familiar (genograma, ciclo de vida das famílias, modelo FIRO e o esquema PRACTICE)”, esclarece Maria de Fátima.

Além disso, durante o quinto módulo serão trabalhadas habilidades para o desenvolvimento da capacidade de elaborar um plano terapêutico centrado nas relações de convivência, hábitos e condições de vida das comunidades e famílias assistidas. As atividades do curso serão realizadas na sede da ESP-CE (no auditório Ciro Gomes e nas dependências da Coordenadoria de Educação Profissional).

PROGRAMAÇÃO

QUINTA-FEIRA – 11/12

Manhã – Atividades

8h – Abertura
8h15min – 10h15min – Síntese Temática do Módulo IV – Aprendizagem a partir da experiência: o profissional reflexivo e auto-reflexivo
10h15min – Intervalo
10h30min – 11h30min-Síntese Temática do Módulo IV – Aprendizagem a partir da experiência: o profissional reflexivo e auto-reflexivo
11h30min – Avaliação do Módulo
12h – Intervalo para almoço

Tarde-Atividades

13h30min – Acolhimento e apresentação do Módulo V – Saúde da Família
13h30min – 15h30min – Abordagem à Família – Parte 1
Exposição dialogada – ‘Família: conceito e tipologia’
Fátima Maciel
Exposição dialogada – ‘Etapas para trabalhar com famílias: Ciclo de vida e Genograma’
Marco Túlio Aguiar
15h30min – 15h45 min – Intervalo
15h45min – 16h15min – Trecho do Filme – ‘Eu, tu, eles’/’Um violinista no telhado’
16h15min – 17h – Trabalho em Grupo – ‘Prática do Ciclo de vida e Genograma’
Tutores
17h – 17h30min –    Discussão em plenária – ‘Tipologia, comunicação, ciclo de vida e genograma’
Facilitador: Marco Túlio Aguiar
17h30min – 18h30min – Intervalo para lanche

 

Noite-Atividades

18h30min – 21h30min – Exercícios de Role-play por categoria profissional
Tutores

SEXTA-FEIRA – 12/12

Manhã-Atividades

08h – 10h15min – Abordagem à Família – Parte 2
Exposição dialogada – ‘Ferramentas FIRO e PRACTICE’ e ‘Classificação funcional das famílias’
Tatiana Fiuza
Exposição dialogada – ‘Sistematização na assistência familiar com enfoque no plano terapêutico’
Fátima Maciel
10h15min – Intervalo
10h30min – 11h20min – Trabalho em Grupo – ‘Prática do Estudo de Família’
Tutores
11h20min – 12h – Discussão em Plenária – ‘Apresentação e discussão dos casos’
Facilitadoras: Fátima Maciel e Tatiana Fiuza
12h – Intervalo para almoço

Tarde-Atividades

13h30min – 15h30min – Encontro com a Tutoria:
Dinâmica de integração
Papel da tutoria
Critérios de avaliação
Feedback da atividade individual do Módulo IV
Apresentação das atividades descentralizadas do Módulo V e pactuação do processo de trabalho
15h30min – 15h45min – Intervalo
15h45min – 17h30min – Apresentação do objeto de intervenção
Tutoria e orientadores
18h – Encerramento

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br