ESP-CE participa do III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças

4 de dezembro de 2008 - 13:54

O coordenador de Saúde e Sociedade, Ricardo Albuquerque, representou a ESP-CE no III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual da Criança e do Adolescente. O evento que aconteceu de 25 a 28 de novembro, no Rio de Janeiro, foi o maior já realizado. No Pavilhão de Exposições Riocentro, estiveram presentes 3.500 participantes, entre os quais 300 adolescentes – 150 estrangeiros, delegações de 170 países, 55 autoridades de governos. Ao todo, foram realizadas 227 oficinas sobre os mais variados aspectos do problema.

Entre as diversas atividades, Albuquerque participou de três oficinas estratégicas: Diálogo de Gestores Públicos; Revisão e Harmonização da Legislação sobre Exploração Sexual das Crianças e Adolescentes e Papel do Estado: Políticas Públicas Integradas na Prevenção da Exploração Sexual. “Expertises de vários países apresentaram suas experiências. Foi um diálogo de conteúdo excepcional, que deve balisar todas as ações de enfrentamento a esse grave problema social”, ressaltou.

O documento “Declaração do Rio de Janeiro para Prevenir e Eliminar a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, apresentado ao final do congresso, foi aprovado por aclamação e traça as diretrizes de um trabalho integrado dos países para a prevenção e erradicação da exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o mundo.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br