PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

ESP-CE elabora Plano Operativo para 2009

28 de novembro de 2008 - 14:58

 

 
Dentro da estratégia de Gestão por Resultados, adotada no Governo Cid Gomes, a Assessoria de Desenvolvimento Institucional da Escola de Saúde Pública do Ceará realiza nos próximos 1, 2 e 3 de dezembro, de 14h às 17h, a Oficina de Elaboração do Plano Operativo 2009. Trata-se de uma capacitação que objetiva, de forma participativa, detalhar a aplicação do Orçamento 2009, também elaborado com participação de todas as áreas da ESP-CE. A idéia é tratar o fluxo administrativo de uma forma diferente, ou seja, é preciso que sejam definidos os resultados de impacto da instituição e quais as ações e respectivos produtos devem ser desenvolvidos para atingi-los.

Segundo a gestora da Asdin, Aila Porto, com esse exercício é possível agir de forma proativa, identificando quais as dificuldades e as possibilidades de avanços, tudo isso de forma coletiva, por meio de projetos. “É preciso investir em participação, para que as pessoas se sintam mais envolvidas com o trabalho e realmente importantes para a gestão da instituição. Para tanto, elas precisam também ter acesso à capacitação permanente, por meio de cursos de atualização”, pontuou.

As ações de elaboração do Orçamento e Plano Operativo contam com apoio da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado (Seplag) e Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

GesPública

Os trabalhadores da ESP-CE também estão elaborando o Plano de Melhoria de Gestão (PMG), uma das ações para adesão ao GesPública, um programa nacional de gestão pública e desburocratização elaborado a partir de um modelo de excelência.

Vários órgãos do Governo do Estado aderiram à proposta, em um trabalho liderado pela Seplag que, inclusive, foi homenageada com a Medalha Voluntário.

Na ESP-CE, a oficina de adesão aconteceu em agosto deste ano, ocasião em que o superintendente Haroldo Pontes ressaltou a importância de otimizar processos de trabalho. “O GesPública é bom para Escola porque nos coloca em um exercício de auto-avaliação, ao mesmo tempo em que nos impulsiona a apresentar propostas focadas em resultados”.

Na ocasião, os participantes traçaram um retrato da situação do momento, apontaram as melhorias necessárias e com base nisso estão elaborando o PMG, um plano com prazos e pessoas responsáveis pela execução das tarefas, que têm como foco a qualidade do serviço público prestado ao cidadão.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br