Ministério da Saúde treina componentes da RedebiblioSUS

25 de novembro de 2008 - 11:04

 

 
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) sedia, hoje, dia 25,  um treinamento para os componentes do Grupo de Trabalho da RedebiblioSus em Fortaleza, com o objetivo de melhorar o acesso a pesquisa na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Realizado no Laboratório de Informática da ESP-CE, o curso – que acontece das 8 às 12 horas – é ministrado por Eliane Santos, da Rede BiblioSus do Ministério da Saúde.
A Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde – Brasil (Rede BiblioSUS) tem o objetivo de ampliar e democratizar o acesso às informações em saúde pública, disseminadas por meio do modelo BVS (Biblioteca Virtual em Saúde Pública) e da distribuição da produção editorial do Ministério da Saúde. O projeto da Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (CGTES) prevê a implantação de bibliotecas com acervo físico e acesso à BVS nas 21 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES), Secretarias de Saúde de municípios com mais de 100 mil habitantes e nas unidades próprias da rede pública de saúde.

A Estação BVS garante acesso livre e gratuito às informações em saúde. Com a orientação de um profissional especializado, o usuário pode pesquisar em mais de 15 milhões de referências e textos completos de publicações nacionais e internacionais. O serviço atende a gestores, pesquisadores, estudantes, profissionais de saúde e a todo cidadão interessado. A coleção e as bases de dados da BVS são geradas por organizações científicas e técnicas e instituições do Sistema único de Saúde (SUS).

A inauguração da Estação BVS, em novembro de 2006, no Ceará, foi um passo decisivo com vistas a assegurar, ampliar e democratizar o acesso às informações em saúde pública nas unidades de informação e instituições do SUS. O Ceará já conta com duas Estações BVS, uma na sede da Secretaria da Saúde do Estado, na Av. Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, e  outra sede da ESP-CE, na Av. Antônio Justa, 3161, Meireles.

Atuando na promoção inclusão digital, a Estação BVS (www.bvs.br) permite aos usuários acesso livre e gratuito a informações técnico-científicas geradas por instituições do SUS e acadêmicas disponíveis na BVS. A Estação BVS faz parte de uma política de informação em saúde para a qualificação, promoção da eqüidade e valorização das secretarias estaduais de Saúde, bem como para a consolidação da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS) – www.saude.gov.br/bibliosus/.


Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br