PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Enfermeiros são treinados para agir em casos de urgência e emergência

17 de novembro de 2008 - 12:14

As atividades da segunda turma do Curso de Condutas em Urgência e Emergência em Enfermagem serão realizadas de 18 a 21 de novembro. Promovido pela Coordenadoria de Atenção à Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará, o curso é destinado a enfermeiros de unidades hospitalares de Fortaleza, entre elas Instituto José Frota e Hospital Geral de Fortaleza, e do interior do Estado, além de profissionais do Programa Saúde da Família.

Para essa turma estão sendo ofertadas 45 vagas, dez a mais do que no primeiro curso, para atender a grande demanda. Além de Fortaleza, são contemplados Acaraú, Aracati, Barbalha, Horizonte, Beberibe, Brejo Santo, Camocim, Caucaia, Icapuí, Ipú, Itaiçaba, Itaitinga, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Pacajús, Russas, São Gonçalo, Sobral, Tianguá, Cascavel, Baturité, Aracoiaba e Iguatú, totalizando 21 municípios.

Os enfermeiros serão capacitados nas manobras básicas e avançadas de reanimação, bem como sensibilizados a se tornarem multiplicadores em serviço de urgência e emergência.

O objetivo é habitá-los a agir corretamente tanto nos primeiros-socorros, quanto no transporte e atendimento no setor de emergência, aumentando significativamente a chance de vida do paciente.

Segundo o coordenador Walter Santos, por isso o curso é tão procurado. Segundo ele, os profissionais precisam adotar os procedimentos necessários, com agilidade e rapidez, para fazerem a diferença na hora de salvar uma vida. “Muitos profissionais atuam no atendimento ao traumatizado sem ter um conhecimento mais específico do assunto”, alertou.

A equipe de instrutores é autorizada pela Sociedade Brasileira de Atendimento ao Traumatizado (SBAIT). Todos são enfermeiros do Samu Litoral Leste, coordenados por Jaqueline Dantas.

METODOLOGIA

O conteúdo do curso é baseado na metodologia pedagógica do ATLS (Suporte de Vida no Trauma), ACLS (Suporte Avançado de Vida em Cardiologia) e PHTLS (Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado) na área de emergência com enfoque nos procedimentos de enfermagem.

As aulas serão ministradas durante quatro dias, com 40 horas de aulas teóricas e práticas. Dada a importância dos conteúdos e responsabilidade de sua aplicação, somente recebem certificado os alunos que tiverem 100% de presença e média maior ou igual a 7,0.

Como apoio didático às atividades, o curso utiliza recursos audiovisuais, manequins para simulação de situações de urgência e emergência com o intuito de estimular o aprendizado nos procedimentos de enfermagem.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

TEORICO: PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM

Cinemática do Trauma
 – Atendimento de Enfermagem na Sala de Emergência
 – Vias Aéreas
 – Trauma Abdominal
 – Trauma Torácico

Reanimação Cárdio- respiratória cerebral
 – Suporte Básico da Vida
 – Suporte Avançado da Vida

 

Traumatismo Crânio Encefálico
Traumatismo Raquimedular
Trauma de Extremidades
Trauma Pediátrico

Emergências Clinicas: IAM, Angina, AVC, EAP, Convulsão, Diabetes
 – Choque
 – Queimaduras
 – Imobilização e Transporte
 – Intoxicação exógena
 – Acidentes com animais peçonhentos
 – Emergências Obstétricas

PRÁTICOS: PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM

Abordagem das Vias Aéreas no Adulto
Manobras de Reanimação no Suporte Básico de Vida e Suporte Avançado de Vida
Abordagem no Estado do Choque
Manuseio de Materiais
Manuseio de Equipamentos (Monitorização e Desfibrilação)
Imobilização e Transporte

Serviço:
Curso de Condutas em Urgência e Emergência de Enfermagem

Período: 18 a 21 de Novembro
Horários: Dia 18 (13h às 22); dia 19 (8h às 22h); dia 20  (8h às 22h); dia 21 (8h às 17h)
Local:
Escola de Saúde Pública do Ceará (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles)