Eventos pré-Simbravisa acontecem na ESP-CE

14 de novembro de 2008 - 13:56

Acontecem na Escola de Saúde Pública do Ceará, nos próximos dias 22 e 23 de novembro, os encontros que antecedem o IV Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa), que será realizado entre os dias 23 e 26 de novembro no Centro de Convenções Edson Queiroz, com o tema “Vigilância Sanitária e os 20 Anos da Constituição Cidadã”.

São mini-cursos, oficinas e reuniões que têm por objetivo abordar temas de destaque para os profissionais que atuam na área de Vigilância Sanitária. “Pela primeira vez estão acontecendo eventos pré-simpósio no Simbravisa. Isso vai contribuir para fortalecer a construção de um encontro científico voltado para o serviço, pois reúne tanto pesquisadores quanto profissionais, articulando o ensino à prática”, ressalta a coordenadora de Vigilância em Saúde da ESP-CE, Alice Pequeno.

Entre os destaques, a Oficina sobre Avaliação das Capacidades Básicas de Vigilância Sanitária, que é um dos componentes do Regulamento Sanitário Internacional. A reunião da Comissão Intersetorial de Vigilância Sanitária e Farmacoepidemiologia, do Conselho Nacional de Saúde e a reunião para organização da I Conferência Nacional de Saúde Ambiental também serão momentos importantes.

Nos mini-cursos serão tratados temas como Procedimento Administrativo em Vigilância Sanitária, Biossegurança e Gerenciamento de Resíduos e Serviços de Saúde. Informações sobre inscrições, número de vagas e valor podem ser obtidas no site oficial do simpósio: www.simbravisa.com.br. Profissionais, estudiosos e interessados na área de Vigilância Sanitária são o público-alvo.

IV Simbravisa

O IV Simbravisa é realizado pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO) e seu Grupo Temático de Vigilância Sanitária (GTVISA), com o apoio de diversas instituições de ensino, pesquisa e serviço. Seu objetivo é reunir profissionais de pesquisa, ensino e serviços de vigilância sanitária, de laboratório e áreas afins para refletir e discutir sobre as questões de vigilância sanitária e suas contribuições na redução dos riscos e desigualdades em saúde e na construção da cidadania.

São esperados 2.500 participantes no simpósio, que discute também os 20 anos da Constituição, ressaltando-a como um documento que possibilitou para a política de saúde no Brasil notável avanço no sentido da universalidade.

Confira a programação dos eventos pré-simpósio aqui na ESP-CE:

Detalhamento das oficinas

Cursos Pré-simpósio

 

LOCAL / DATA / HORA  OFICINAS e REUNIÃO  COORDENADORES
Auditório Pontes Neto
Dia 23: 9h – 13h
Avaliação das Capacidades Básicas de Vigilância e Resposta – Regulamento Sanitário Internacional (2005) Rodolfo Navarro Nunes – ANVISA
Auditório Ciro Gomes
Dia 22: 9h – 17h
TOXICOLOGIA – Programa PARA ANVISA
Dia 23: 9h – 13h Reunião da Comissão Intersetorial de Vigilância Sanitária e Farmacoepidemiologia – CNS Ronald Ferreira dos Santos
Salas do NEP 01
Dia 22:
8h30min – 17h
Encerramento do projeto TC 37 – Implantação da Metodologia de Isolamento e Contagem de
Enterobacter sakazakii em Laboratórios Oficiais de Saúde Pública
Sara Fabiana Bittencourt de Aguiar – ANVISA
Salas do NEP 02
Dia 22: 8h – 17h
Dia 23: 9h – 13h
Propostas para implementar a descentralização das ações de vigilância pós-comercialização de produtos sob vigilância sanitária Luiza de Marilac Meireles Barbosa – ANVISA
Salas do NEP 03
Dia 22: 9h – 17h
Dia 23: 9h – 13h
I Conferência Nacional de Saúde Ambiental Hermano Albuquerque de Castro

GT de Saúde e Ambiente – ABRASCO

Salas do NEP 04
Dia 22: 9h – 17h
Dia 23: 9h – 13h
A integração entre a vigilância sanitária e saúde do trabalhador Jorge Mesquita Huet Machado e
Ana Paula Lopes dos Santos

GT Saúde do Trabalhador  ABRASCO

Salas do NEP 05
Dia 22: 9h – 17h
Dia 23: 9h – 13h
Censo dos trabalhadores no componente laboratorial de visa: um novo sistema de informação para os laboratórios de visa André L. Gemal

Instituto de Controle de Qualidade em Saúde (INCQs) – FIOCRUZ

Laboratório de Informática Livino Pinheiro
Dia: 22: 9h -17h
Dia 23: 9h -13h
SINAVISA ANVISA