ESP-CE prepara seleção de gestores das novas unidades estaduais de saúde

14 de novembro de 2008 - 11:11

 

 

 
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), por meio da Coordenadoria de Gestão em Saúde, com apoio do Centro de Educação para as Profissões de Saúde, realiza, nos próximos dias 17 e 18 de novembro, no Hotel Brasil Tropical Residence, (Avenida Abolição,2323) a Oficina para Elaboração de Currículo do Curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde. Esse curso faz parte do Projeto de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Ceará (Proexames), ação do Governo do Estado que vai resultar na construção de dois hospitais, 21 policlínicas e 16 Centros de Especialidades Odontológicas, com o objetivo de levar atendimento especializado ao interior cearense.

Dentro do Componente II do Proexames, denominado Fortalecimento da Gestão e Melhoria Contínua da Qualidade dos Serviços, a ESP-CE está responsável pela coordenação de todo o processo de seleção dos novos gestores, que inclui também um curso de especialização com caráter eliminatório. Os editais de seleção pública de gestores dos CEOs e Policlínicas estão previstos para serem lançados ainda este ano.

O processo acontecerá em três etapas. A primeira será prova objetiva e discursiva; a segunda etapa constará de análise de currículo e avaliação comportamental e a terceira e última etapa será o Curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde, ministrado em três modalidades específicas: Gestão de Unidades de Especialidades Médicas e Gestão de Unidades de Especialidades Odontológicas.

OFICINA

A construção do Currículo Baseado em Competências do Curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde terá como fundamento a identificação dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que o aluno possa exercer a função de gestor dos novos equipamentos de saúde.

A Oficina para Desenho de Currículo Baseado em Competências dá início ao processo que terá por objetivo a definição das competências a serem desenvolvidas pelos alunos, como também a identificação dos tópicos e sub-tópicos que serão incluídos no currículo do curso.

Toda essa ação é fundamentada no Projeto Político Pedagógico da Escola, que pressupõe o ensino centrado no estudante; aprendizagem baseada em problemas e no contexto; abordagem temática multidisciplinar, integrada, por competência e com orientação e base na comunidade.

O superintendente da ESP-CE, Haroldo Pontes, abre os trabalhos como uma apresentação da Proposta para Seleção dos Novos Gestores e as atividades prosseguem com a divisão dos participantes em três grupos que vão discutir desde a definição de competências até o desenho dos objetivos gerais e específicos de aprendizagem para o curso.

A metodologia da Oficina será apresentada pelo coordenador do Centro de Educação para as Profissões de Saúde, José Batista Cisne. Á frente dos grupos estarão a coordenadora da Gestão em Saúde, Silvia Bomfim, a coordenadora da Vigilância em Saúde, Alice Pequeno e a integrante do CEPS, Rita Maranhão.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br