Canal Saúde – Alma-Ata – 30 anos: a luta pela meta social mundial mais importante continua

10 de novembro de 2008 - 11:12

    

Há 30 anos, representantes de diversas partes do mundo concluíram que “a promoção e proteção da saúde dos povos é essencial para o contínuo desenvolvimento econômico e social, e contribui para a melhor qualidade de vida e para a paz mundial”. O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, convida você a refletir sobre o que mudou nesse período e o que fazer para alcançar o objetivo de Saúde para Todos. Participe ao vivo com a sua opinião, terça (11), às 13h.

Participantes:
para debater o tema e esclarecer dúvidas ao vivo estarão no estúdio – o médico, especialista em Saúde Pública, Gilson Carvalho; o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla; e a aluna de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Tamires Bastos, indicada como delegada da Juventude pela Unicef para representar Brasil, América Latina e Caribe na Conferência Mundial de Saúde comemorativa aos 30 anos da Declaração de Alma-Ata.

Perguntas aos participantes:
Assista na Embratel, NBR ou internet (www.canalsaude.fiocruz.br) e dê sua opinião no chat ou pelo telefone 0800-701-8122. Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br.

Alma-Ata – A Declaração de Alma-Ata resultou da Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde realizada em Alma-Ata, Cazaquistão (então União Soviética), em 1978. Na ocasião, consagrou-se em definitivo o papel fundamental dos cuidados de saúde primários na evolução dos sistemas de saúde. Recentemente, em 2007, representantes de 60 países reunidos em Buenos Aires, na Conferência Internacional de Saúde para o Desenvolvimento: Direitos, fatos e realidades, reconheceram que ainda hoje grande parcela da humanidade não goza de atenção à saúde integral, eqüitativa ou mesmo básica. Eles ainda ratificaram a saúde como elemento fundamental para se alcançar os objetivos de desenvolvimento pactuados internacionalmente.

Sala de Convidados
– Na internet, acesse <www.canalsaude.fiocruz.br>, clique na TV com a inscrição “ao vivo” e participe a partir do chat associado à transmissão. Se preferir, antecipe suas perguntas: canal@fiocruz.br. No caso da televisão, é necessária uma antena parabólica conectada ao aparelho. Pela Embratel, o programa será veiculado na freqüência do Canal Saúde (polarização horizontal 3.930 Ghz ou 1.220 Mhz). Para saber como sintonizar a NBR em sua cidade, acesse http://www.radiobras.gov.br/nbr/cidadesnbr_2004.htm ou http://www.radiobras.gov.br/estati-co/tv_nbr_sintonize.htm. O Sala de Convidados é apresentado por Renato Farias.


Fonte: Assessoria de Comunicação – Canal Saúde/Fiocruz