Retomada Especialização em Práticas Clínicas em Saúde da Família

7 de novembro de 2008 - 17:18

 

 

 
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), por meio da Coordenadoria de Atenção à Saúde, retoma o Curso de Especialização em Práticas Clínicas em Saúde da Família, com o IV Módulo sobre “Aprendizagem a partir da experiência: o profissional reflexivo e auto-reflexivo”, que está sendo ministrado até hoje, 7 de novembro. O curso é voltado para médicos, enfermeiros e dentistas das equipes de Saúde da Família dos municípios de Caucaia, Guaiúba, Beberibe, Aquiraz e Horizonte.

Segundo o superintendente da ESP-CE, Haroldo Pontes, retomar esse curso, que teve início em novembro de 2007, é uma satisfação, possível graças ao empenho da nova gestão em resolver algumas pendências junto ao Ministério da Saúde, relacionadas a financiamento e prorrogação de convênio. “A vantagem de quem acompanhou o empenho da equipe, é constatar o propósito de realizar o curso de uma maneira bem mais completa do que o que havia sido pensado anteriormente”, ressaltou.

O objetivo é contribuir para uma performance profissional de excelência em atenção primária, tendo como eixo central o Método Clínico Centrado no Paciente, ou seja, o desenvolvimento de uma relação terapêutica com impactos positivos na saúde do paciente e na satisfação profissional.

Nesse sentido, no decorrer do curso são abordados conteúdos que vão desde a estruturação da consulta, até a conscientização do paciente sobre sua responsabilidade em reconhecer o processo de adoecimento, passar a informação correta e aderir ao tratamento. Para compreender melhor essa estratégia, os três primeiros módulos abordaram o método clínico e as habilidades de comunicação, sempre centrados na relação profissional-paciente.

Outra inovação importante é o uso de abordagens educacionais baseadas na experiência dos participantes, que vão apresentar, ao final do curso, um projeto de intervenção em problemas detectados no trabalho diário deles em seus respectivos municípios e equipes de PSF.

Os módulos são estruturados em encontros presenciais de 20 horas-aula, seguido de encontros descentralizados, onde as equipes de PSF se encontram durante 4 horas semanais para estudar casos, de acordo com a temática do grupo e a realidade de seus municípios. No encontro presencial seguinte, o conteúdo é fechado com uma síntese temática do que foi trabalhado no período.

O curso terá mais quatro módulos, que vão até março de 2009, sendo que o trabalho de conclusão será entregue em maio de 2009. Nos dias 11 e 12 de dezembro deste ano, haverá o Módulo V, com o tema “Saúde da Família”.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br