Curso de dengue para médicos acontece de 23 a 25/10

17 de outubro de 2008 - 14:38

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), em parceria com a Coordenadoria de Promoção da Saúde (COPROM/SESA) realiza, de 23 a 25 de outubro, a terceira turma do Curso de Atualização em Vigilância Epidemiológica e Acompanhamento dos Casos de Dengue Clássica e Hemorrágica, que vai atender da 10ª à 14ª CRES (Coordenadorias Regionais de Saúde) e o município de Fortaleza, abrangendo 24 municípios. Dessa vez, as palestras vão acontecer a partir das 8 horas, na própria sede da ESP-CE (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles).

A meta da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da ESP-CE é realizar 11 turmas até junho de 2009, contemplando todos os municípios do Estado.
O grande objetivo do curso é compreender o comportamento epidemiológico das atividades de controle e do tratamento da dengue, possibilitando que os profissionais estejam aptos a prestar atendimento de qualidade, em qualquer nível de atenção, aos pacientes que contraírem a doença.

A coordenadora da Vigilância em Saúde da ESP-CE, Alice Pequeno Marinho, afirma que é imperativo o desenvolvimento de estratégias para controle da dengue, atacando toda a sua cadeia epidemiológica. “O desafio continua centrado na busca de soluções que venham a atender a demandas de profissionais de saúde a fim de que se tornem aptos a prestarem assistência de qualidade, em qualquer nível de atenção aos pacientes com dengue, em todas as suas formas de apresentação”, argumenta Alice Marinho.

Participam do curso profissionais médicos dos seguintes municípios:

•    10ª CRES – Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Pereiro e Tabuleiro do Norte
       (8 vagas, sendo 2 para cada município)

•    11ª CRES – Santa Quitéria, Reriutaba, Sobral, Ipu, Iraucuba e Santana do Acaraú
       (12 vagas, sendo 2 para cada município)

•    12ª CRES – Acaraú, Cruz, Marco, Morrinhos e Bela Cruz
       (10 vagas, sendo 2 para cada município)

•    13ª CRES – Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Tianguá e Viçosa do Ceará
       (8 vagas, sendo 2 para cada município)

•    14ª CRES – Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá
       (8 vagas, sendo 2 vagas para cada município)

•    Município de Fortaleza