ESP-CE capacita profissionais do Saúde da Família

13 de outubro de 2008 - 14:32

13.10.08

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) inicia o Curso Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância – AIDPI, nos municípios de Crato, Brejo Santo e Juazeiro do Norte nos períodos de 13 a 17, 20 a 25, 27 a 31 respectivamente. O público-alvo do curso é composto por médicos e enfermeiros que atuam no Programa Saúde da Família.

O curso tem como objetivos desenvolver competências necessárias aos profissionais tornando-os capazes de: refletir sobre as práticas de humanização da Atenção nas unidades de saúde, reconhecer as gestantes de risco, praticar as manobras de reanimação neonatal, organizar um atendimento de puericultura nas unidades básicas, reconhecer sinais de gravidade nas crianças de dois meses a cinco anos, implantar os protocolos de atenção às crianças com problemas respiratórios, diarréia, doença febril e problemas de audição e tratar as doenças mais prevalentes na infância.

METODOLOGIA

O processo de capacitação terá uma visão pedagógica da construção do conhecimento, centrada no aluno, que saberá reconhecer a importância do aprender a aprender, a buscar, a pesquisar, a contextualizar, a concluir e a transformar a partir de situações-problemas. As técnicas instrucionais utilizadas são: exposições dialogadas, aulas com vídeos, trabalhos em grupo, debates, aulas práticas utilizando bonecos simuladores.

O material didático consta de quatro manuais elaborados especificamente para o curso, produzido originalmente pelos técnicos da Organização Mundial de Saúde – OMS, Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS e Unicef, traduzido e adaptado pela instituição formadora. O curso tem uma carga horária total de 45 horas.

PARCERIA

Segundo Ivina Siqueira, coordenadora do curso, o projeto de curso foi pactuado e aprovado em 2005 pela comissão de gestores municipais representados pelo Pólo de Educação Permanente de Crato, iniciando em seguida, com a participação dos profissionais dos municípios inseridos nas Coordenadorias Regionais de Saúde – CRES com sede em Crato, Juazeiro do Norte, Icó, Brejo Santo e Taúa,  áreas de abrangência do Pólo Crato.

O curso acontece de forma descentralizada, sediados nos municípios das CRES do Pólo Crato, beneficiando um total de 414 profissionais da saúde (médicos e enfermeiros). Com financiamento do Ministério da Saúde, em parceria com a ESP-CE, a meta de conclusão do curso é para o mês de dezembro.

O Curso de Atualização na Atenção à Saúde da Criança, segundo a estratégia AIDPI, baseia-se no Perfil de Competências necessárias que os médicos e enfermeiros do Programa Saúde da Família precisam adquirir para prestar um atendimento de qualidade à criança e a gestante assistidas por estes profissionais, informa Ivina Siqueira.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br