Módulo sobre Processo Infeccioso começa no dia 14

9 de outubro de 2008 - 13:17

 

O Curso de Especialização em Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis, desenvolvido pela Coordenação de Vigilância em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), dará continuidade às suas atividades no próximo dia 14 com a realização do módulo “Processo Infeccioso”.

O módulo, que prosseguirá até o dia 18 de outubro, terá uma carga horária de 32 horas/aulas. Segundo Jane Cris, da Coordenação de Vigilância em Saúde, serão abordados temas pertinentes às relações complexas entre hospedeiro e bioagentes para a compreensão dos fundamentos do parasitismo, da dinâmica de transmissão de parasitas e métodos epidemiológicos aplicados à vigilância epidemiológicos. Os conteúdos serão ministrados por Viriato Campelo, professor doutor em Imunologia da Universidade Federal do Piauí

Sobre o curso

Inserido na rede de formação de recursos humanos de Vigilância em Saúde, o curso é direcionado a profissionais de saúde, de nível superior, do Nordeste que atuam nos serviços de Vigilância em Saúde das secretarias estaduais e municipais e técnicos dos laboratórios centrais. Com o apoio financeiro da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, é realizado em parceria com a Universidade do Pauí e Universidades estaduais de Pernambuco e do Rio de Janeiro.
 
Iniciado em fevereiro de 2008, a turma é composta por 30 alunos. Entre eles, profissionais do Ceará que desenvolvem atividades de Vigilância em Saúde na capital, municípios da região metropolitana e/ou municípios com população acima de 50 mil habitantes. Técnicos do Laboratório Central do Central do Ceará também participam do curso. Outros participantes são profissionais que atuam nos serviços de Vigilância em Saúde de outros estados nordestinos, como o Maranhão.

O curso possui carga horária total de 548 horas, exigindo o cumprimento de 448 horas de atividades presenciais e 100 horas de elaboração do trabalho final. Os módulos serão realizados no prazo de 12 meses e o trabalho final deverá ser defendido publicamente até três meses após o término das disciplinas.

As aulas acontecem com módulos mensais de segunda à sexta-feira, de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas, e, em alguns módulos, nos sábados, de 8 às 12 horas. As aulas, ministradas por instrutores da ESP-CE, Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e das instituições parceiras, serão encerradas em fevereiro de 2009.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br