Telessaúde promove ciclo de palestras

29 de setembro de 2008 - 14:49

 
O Programa Telessaúde da Escola de Saúde Pública (ESP-CE) exibirá, nos dias 01,02, 09, 15, 16, 23, 29 e 30 de outubro, um Ciclo de Palestras que abordará diferentes patologias clínicas, transmitidas a partir do Centro Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. As webconferências serão exibidas na Sala de Videoconferência Galba Araújo, na sede da ESP-CE (Avenida Antônio Justa, 3161 – Meireles. Quem quiser  participar, pode agendar presença pelo e-mail  telessaude@esp.ce.gov.br.

Desde fevereiro deste ano, foi criada uma Comissão para desenvolver o Programa Telessaúde da ESP-CE. Este programa tem como objetivo fomentar a capacitação de profissionais da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS), através da teleducação (ensino à distância), utilizando meios tecnológicos. Neste primeiro semestre, nove webconferências foram transmitidas pela Escola, tratando de temas variados.

Metas

O Telessaúde ESP-CE tem como metas programadas: treinar profissionais dos municípios na área de tecnologia da informação; promover cursos de formação e desenvolvimento dos profissionais do SUS na  atenção básica à saúde, realizar fóruns voltados à atenção básica; promover a  inclusão digital para portadores de deficiência; disponibilizar via internet as informações, possibilitar pesquisas em saúde básica e áreas especializadas e firmar parcerias com instituições organizacionais envolvidas no Programa Telessaúde.

O Telessaúde ESP-CE está inserido no Programa Nacional de Telessaúde – coordenado pelo Ministério da Saúde – que tem como finalidade desenvolver ações de apoio à assistência à saúde e, sobretudo, de educação permanente de Saúde da Família, visando à educação para o trabalho e, na perspectiva de mudanças de práticas de trabalho, que resulte na qualidade do atendimento da Atenção Básica do SUS.

O Telessaúde Brasil visa a integrar as equipes de saúde da família das diversas regiões do país com os centros universitários de referência, para melhorar a qualidade dos serviços prestados em atenção primária, diminuindo o custo de saúde através da qualificação profissional, redução da quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes e por meio do aumento de atividades de prevenção de doenças.

Confira as palestras:

Área: Telenfermagem
Data: 01/10/08
Horário: 15h
Tema: Gravidez na Adolescência

Área: Teleodontologia
Data: 02/10/08
Horário: 14h
Tema: Traumatismo Dentários na Dentição Decídua

Área: Telemedicina
Data: 09/10/08
Horário: 15h
Tema:  Abordagem das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

Área: Telenfermagem
Data: 15/10/08
Horário: 15h
Tema: Doenças Coronarianas

Área: Teleodontologia
Data: 16/10/08
Horário: 14h
Tema: Urgência na Prática Odontológica  – parte I

Área: Telemedicina
Data: 23/10/08
Horário: 15h
Tema: Dispepsia no adulto

Área: Telenfermagem
Data: 29/10/08
Horário: 15h
Tema: Prevenção de acidentes nas unidades e efetivação Nr32

Área: Teleodontologia
Data: 30/10/08
Horário: 14h
Tema: Urgência na prática odontológica – parte II

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br