ESP-CE prepara cuidadores de idosos

22 de setembro de 2008 - 14:59

A população idosa brasileira está crescendo, o que requer esforço redobrado no atendimento à saúde e na formação de profissionais que cuidam de pessoas da terceira idade. Com essa preocupação, a Escola de Saúde Pública do Ceará inicia hoje, dia 22/09, o Curso de Capacitação para Cuidador de Idosos, na sede da 19ª Coordenadoria Regional em Saúde, em Brejo Santo. Realizado em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, o curso prossegue até o dia 23 de outubro e conta com 30 participantes, vinculados a secretarias municipais de saúde, Pastoral do Idoso, associações e conselhos de idosos.

A iniciativa, segundo Ricardo Albuquerque, coordenador da Área de Saúde e Sociedade da ESP-CE, está inserida no processo de implementação da Política Estadual de Atenção ao Idoso e, especificamente, pretende contribuir para a capacitação de pessoas para exercerem funções supervisionadas de Cuidador de Idosos em domicílios, hospitais e centros de referências.

“O que o torna diferente de cursos similares é o fato de, ao capacitar outro sujeito social em saúde – o Cuidador de Idoso – permitirá a esse novo ator agir junto às pessoas na rede de serviços, na família e na comunidade, fortalecendo o sistema na localidade, nos municípios e no estado como um todo”, justifica Ricardo Albuquerque. Quanto aos alunos, ele lembra que o curso trata-se de um aprendizado novo, promissor, com possibilidades de absorção pelo mercado de trabalho.

APRENDIZAGEM

Com uma carga horária 120 horas, as atividades serão distribuídas em 100 horas de aulas teóricas e 20 horas de prática. Os objetivos do processo de aprendizagem envolverão a compreensão dos aspectos epidemiológicos e demográficos do envelhecimento humano; apoiar o bem-estar dos idosos, ajudando na recuperação da auto-estima, dos valores e de sua afetividade; cuidar da saúde do idoso ajudando nas terapias físicas e ocupacionais.

Os participantes também serão treinados com noções básicas de saúde; sobre cuidados específicos nos ambientes domiciliar e institucional do idoso; como prestar apoio psicológico e emocional; como aplicar conhecimentos adquiridos no curso em situações de urgência e emergência; como atuar como elo entre a pessoa cuidada, a família e a equipe de saúde; assim como conseguir identificar as principais patologias que acometem a pessoa idosa, contribuindo para a superação delas juntamente com a  equipe de saúde.

A clientela do curso é formada por três representantes dos seguintes municípios que compõem a 19ª Coordenadoria Regional de Saúde: Abaiara, Aurora, Barro, Brejo Santo, Jati, Mauriti, Milagres, Penaforte, Porteiras. Em 2009, a ESP-CE planeja promover mais sete cursos de Cuidador de Idoso nas macrorregiões do Cariri, Sobral e Região Metropolitana de Fortaleza.

POLÍTICA DO IDOSO

O curso de Cuidador do Idoso, ora realizado pela ESP-CE, foi pensado com base nos princípios da Política Nacional do Idoso, que tem como propósitos: a promoção do envelhecimento saudável na sua manutenção e melhoria; devolver o máximo da capacidade funcional do idoso; prevenir doenças, recuperar s saúde dos que adoecem; e reabilitar aqueles que tenham a sua capacidade funcional restringida, de modo a garantir sua permanência no meio em que vive, exercendo de forma independente sua função na sociedade.

Uma das conseqüências do crescimento demográfico da população idosa, segundo avalia Ricardo Albuquerque, é que as enfermidades próprias da terceira idade também estão aumentando, exigindo preparação eficaz para o atendimento às demandas específicas da terceira idade.

“Essa preparação, informa Ricardo Albuquerque, envolve diferentes aspectos  que dizem respeito desde a adequação ambiental, provimento de recursos materiais, a definição e implantações de ações de saúde específicas, até o aumento do número de pessoas capacitadas na prestação dos cuidados de atenção e assistência que essa população requer”.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br