PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Saúde Mental em discussão

15 de setembro de 2008 - 18:54

 
O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, debate amanhã, terça-feira (16), das 13 às 14h, a evolução do tratamento psiquiátrico no Brasil e avalia o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Você conhece a Política Nacional de Saúde Mental? A Lei da Reforma Psiquiátrica (Lei nº 10.216/01) levou 19 anos para ser sancionada e há sete está em vigor. Assista na Embratel, NBR ou internet (www.canalsaude.fiocruz.br) e dê sua opinião no chat ou pelo telefone 0800-701-8122. Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br.

Presença – Para esclarecer dúvidas dos telespectadores e refletir sobre o tema, estarão presentes: o coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Laps/Ensp), Paulo Amarante; e a consultora da Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Cristina Ventura.

Lei nº 10.216/01 – Também conhecida como Lei Paulo Delgado, a lei instituiu novo modelo de tratamento aos transtornos mentais. A Lei Federal 10.216 privilegia o tratamento em serviços de base comunitária, dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais. Mas, até que ponto ela avançou na luta contra os manicômios? Como está organizada a Saúde Mental na Atenção Básica, onde tudo começa? Participe ao vivo.

Como participar – Na internet, acesse <www.canalsaude.fiocruz.br>, clique na telinha com a inscrição “ao vivo” e participe a partir do chat associado à transmissão. Se preferir, antecipe suas perguntas enviando e-mail para canal@fiocruz.br. No caso da televisão, é necessária uma antena parabólica conectada ao aparelho. Pela Embratel, o programa será veiculado na freqüência do Canal Saúde (polarização horizontal 3.930 Ghz ou 1.220 Mhz). Para saber como sintonizar a NBR em sua cidade, acesse http://www.radiobras.gov.br/nbr/cidadesnbr_2004.htm ou <http://www.ra-diobras.gov.br/estatico/tv_nbr_sintonize.htm>. O Sala de Convidados é apresentado por Renato Farias.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Canal Saúde/Fiocruz

Marcelo de Castro Neves
(21) 2598-2703 / 2598-2472 / 0800 701 8122 / ascom@fiocruz.br