Prossegue aperfeiçoamento de Equipes da Atenção

11 de setembro de 2008 - 17:44

Dando continuidade aos momentos presenciais do Curso de Aperfeiçoamento nas Áreas Estratégicas de Atenção Básica, a Escola de Saúde Pública do Ceará promove esta semana, de 10 a 12 de setembro, a Capacitação Fundamental II, que tem como tema principal o “Método Clínico Centrado no Paciente”.

Esta capacitação, destinada a médicos, enfermeiros e dentistas das equipes de saúde da família, tem como objetivos principais a compreensão dos fundamentos e componentes essenciais do método clínico centrado no paciente e o reconhecimento das habilidades de comunicação requeridas para a realização de uma consulta.

Durante oito semanas, os alunos participarão de encontros de grupos entre pares (médicos, enfermeiros e dentistas) para revisar a prática profissional nas áreas estratégicas da atenção básica, por meio de quatro módulos: Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde do Adulto e Idoso e Saúde Bucal.

Após esse período, os participantes se reunirão por município para identificar os principais problemas na atenção básica, conforme as áreas estratégicas, e propor um plano de trabalho, que será apresentado na sede da ESP-CE, em novembro, com a presença dos gestores municipais de saúde.

Segundo a coordenadora do curso, Carmem Cavalcante, todas as estratégias são direcionadas à análise da realidade locorregional, com a proposta de mudança no processo de trabalho na atenção básica.

O curso está sendo realizado com os profissionais vinculados aos cinco municípios da CRES de Camocim, mas este mês, será ofertado também aos profissionais da CRES de Itapipoca.

A iniciativa é financiada pelo Ministério da Saúde e faz parte das ações pactuadas pelas seis CRES do Pólo de Educação Permanente da Macrorregião de Saúde de Sobral (Acaraú, Itapipoca, Sobral, Camocim, Crateús e Tianguá).

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br