ESP-CE recebe consultor canadense

8 de setembro de 2008 - 14:55

 

 
A Escola de Saúde Pública do Ceará recebe, hoje, dia 8/09, a 14ª missão do Projeto de Intercâmbio de Conhecimentos Brasil-Canadá para a gestão e formação de recursos humanos por competência nas escolas de formação em saúde do estado do Ceará. A nova missão será conduzida pelo consultor Chamsedinne Querdianne, do Consórcio Internacional de Desenvolvimento em Educação (CIDE), que permanecerá em Fortaleza até o próximo dia 17.

Chamsedinne Querdianne retorna ao Brasil para dar continuidade às atividades iniciadas na 10ª missão do Projeto, ocorrida em abril deste ano, que teve como objetivo avaliar, por meio de uma pesquisa, o grau de satisfação dos gestores e empregadores do Sistema Único de Saúde (SUS) com a formação dos trabalhadores técnicos da área da saúde.
 
Segundo o consultor Chamseddine Querdianne, “a gestão e formação por competência englobam três etapas: a planificação da formação com base na análise do mercado de trabalho, a elaboração dos programas de formação segundo a abordagem por competência e a avaliação desse processo por meio da investigação do grau de satisfação dos empregadores do sistema com os técnicos formados e a identificação do nível de empregabilidade desses trabalhadores”.

OBJETIVO

A pesquisadora da ESP-CE, Carmem Cavalcante, informa, ainda, que o principal objetivo da 14ª missão é capacitar os pesquisadores de campo, realizar o teste piloto dos instrumentos para avaliar o nível de clareza, a facilidade das respostas fornecidas pelos sujeitos da pesquisa, o tempo gasto para responder e a forma de abordagem e fazer as adaptações necessárias.
Após o término da missão, prevista para o dia 17 de setembro, o consultor Chamsedinne retorna a Montreal onde procederá à elaboração da base de dados da pesquisa. Enquanto isso, o grupo de pesquisa no Brasil, dará continuidade à aplicação dos instrumentos de coleta de dados.

HIGIENE DENTAL

Embora as Escolas envolvidas no Projeto de Cooperação – Escola de Saúde Pública do Ceará, Escola de Formação em Saúde da Família de Sobral e Sistema Municipal Saúde-Escola de Fortaleza – ainda não formem técnicos dos seis programas que estão sendo elaborados no Projeto (Técnico de Apoio ao Acolhimento em Saúde, Técnico em Sistemas de Informação em Saúde, Técnico em Atendimento Pré-hospitalar, Técnico em Cuidados Domiciliares, Técnico em Radiologia e Técnico em Prótese Dentária), elegeu-se a Formação Técnica em Higiene Dental para aplicar a metodologia de avaliação adotada na Província de Quebec.

De acordo com Carmem Cavalcante, integrante do grupo de pesquisa, o objetivo principal é fazer com que as Escolas parceiras apreendam a metodologia de avaliação da satisfação, podendo aplicá-la em outros momentos, com público diferenciado e, principalmente, integrando-a às atividades dos projetos de formação técnica como item indispensável na gestão da formação por competência.

Por ocasião da 10ª missão, um grupo de pesquisadores formado por representantes das instituições parceiras da Cooperação elaborou o Projeto de Pesquisa “Formação do Técnico em Higiene Dental: uma avaliação a partir da inserção no mercado de trabalho e da satisfação dos empregadores”, sob a coordenação da pesquisadora Nádia Maria Girão Saraiva de Almeida e consultoria de Chamseddine Querdianne.

No intervalo das missões, o projeto foi submetido e aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Saúde Pública do Ceará e encaminhado para solicitação de financiamento junto ao CNPq, por meio do Edital Universal nº 14/2008.


Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br