Expoesp é espaço de reflexão para a ação

4 de setembro de 2008 - 18:17

A Conferência “15 anos da ESP nos 20 anos do SUS”, proferida pelo superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Haroldo Pontes, abriu ontem a III Expoesp. Na ocasião, ele afirmou que o evento é um exemplo do papel que a Escola vem desempenhando ao longo de seus quinze anos de existência para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Pontes ressaltou que é preciso um engajamento de profissionais e estudantes da área de saúde para que a reflexão se transforme em uma ação visando a que os princípios básicos do SUS se concretizem. “Na verdade, o que queremos é oferecer esse espaço de reflexão e articulação para que possamos continuar contribuindo na construção de uma saúde pública equânime”.

O secretário da Saúde do Estado, João Ananias, ressaltou que o grau de participação na Expoesp demonstra que a Escola vem cumprindo bem sua missão, e de maneira dinâmica. “As pessoas sempre voltam aqui e voltam porque são bem tratadas. Isso é demonstrado claramente pela quantidade de trabalhos apresentados, o que faz deste um momento importante de troca de conhecimentos”, destacou.

Ananias afirmou que o SUS está em um processo de ebulição; um momento de satisfação e críticas necessário ao seu aprimoramento. “Está na hora de revisar muita coisa que o SUS precisa, sob pena de naufragar lá na frente”, alertou ele, lembrando que o SUS é o plano de saúde do povo brasileiro.

Participação

A III Expoesp registrou quase mil pré-inscritos e 490 participantes confirmados, chegando ao limite de vagas. Com relação aos trabalhos científicos, as vagas para apresentação foram ampliadas de 150 para 254, dada a qualidade do material apresentado. As exposições orais também passaram de 30 para 50.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br