Acontece na III EXPOESP

4 de setembro de 2008 - 17:44

Confira os destaques da programação de hoje, 04/09:

Conferência
O Secretário de Saúde do Estado, João Ananias, faz palestra, às 8h3min, sobre “Os 20 anos do Sistema Único de Saúde: desafios no Ceará, no auditório Ciro Gomes

Painéis – 10 às 12 horas

Parcerias ESP: resultados e perspectivas

Debatedores:
Ana Ecilda Ellry
Ena de Araujo Galvão- Pedagoga. s: SUS, Norma Operacional Básica.

Formação e capacitação de recursos humanos para o SUS
José Batista Thomaz – coordenador do Centro de Educação para as Profissões da ESP-CE
Ena de Araújo Galvão – Especialista em Educação Tecnológica.
Coordenadora Geral de Ações Técnica em Educação na Saúde – DEGES/MS.
Eurivaldo Sampaio de Almeida – Médico. Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva. Atuando principalmente nos seguintes tema
Deusimar Ribeiro da Silva, ESP-CE

Doenças emergentes e re-emergentes: novos desafios para velhos problemas
Debatedores
Ivo Castelo Branco – Medico pela Universidade Federal do Ceará. Doutorado em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Ceará, Professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenador do Governo do Estado do Ceará e Membro do Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Medicina , com ênfase em Clínica Médica. Atuando principalmente nos seguintes temas:Paracoccidioidomycosis e Fever.
Giovanini Coelho, da FUNASA
Anastácio Queiroz de Souza – diretor da Hospital São José

Conferência
14 horas – Gestão Participativa e Controle Social, com Maria Natividade Santana, Chefe de Gabinete da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.

Painéis – de 16 às 18 horas

Incorporação e Avaliação Tecnológica em Saúde
Debatedores:
Érica Camargo, do Ministério da Saúde
Marcus Aurélio Araújo – Farmacêutico e mestre em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília. Atualmente trabalha na Anvisa na área de regulação econômica do mercado farmacêutico).
Isabel Cavalcanti Farmacêutica – Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é assessora técnica da Área de Gestão de Saúde/ Assistência Farmacêutica da ESP-CE.
Maria Helena Sousa Lima  – Economista pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Economia da Saúde e gestão hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: economia da saúde, custos em saúde e avaliação econômica.

A gestão em saúde e a capacitação dos gestores: 15 anos de experiência da ESP
Debatedores:
José Policarpo Barbosa, do COSEMS
Gilson Holanda – Médico pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Saúde Pública – Roma, Itália. Coordenador da Área da Gestão em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará. Tem experiência nas áreas de Saúde Mental e de Gestão e Avaliação em Saúde.
Jurandir Frutuoso e Silva, ex-secretário da Saúde do Estado do Ceará e presidente do CONASS

Saúde bucal: novos desafios
Debatedores:
Moacir Tavares Filho – Odontólogo pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Bucal. Atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de saúde.
Ivan Bezerra Jr. , Secretaria da Saúde do Ceará
Leni Nobre – Odontóloga pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Educação Em Saúde pela Universidade de Fortaleza (2002). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Atenção Primária em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Bucal, Saúde da Família, Promoção da Saúde, Educação em Saúde e DSTs/AIDS e Gestão.

Vigilância e Prevenção em Doenças não transmissíveis
Debatedores:
Adriana Forti – Médica pela Universidade Federal do Ceará. Doutorado em Endocrinologia pela Escola Paulista de Medicina. Diretora do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Membro Titular da Academia Cearense de Medicina; Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Endocrinologia, atuando principalmente nos seguintes temas: diabetes mellitus, diabetes mellitus gestacional, educação em diabetes, saúde pública e doenças crônicas.
Ana Lúcia Sá Leitão – Médica pela Universidade Federal do Ceará, Residência em Clínica Médica e Cardiologia pelo Ministério de Educação e do Desporto, Título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, Médica uteísta da Unidade Coronariana do Hospital Regional da Unimed. Tem experiência na área de Cardiologia e Epidemiologia.
Inês Mattos  – Médica pela Universidade Federal de Pelotas. Doutorado em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia do Câncer, atuando principalmente nos seguintes temas: exposições ambientais e doenças crônicas, exposições ambientais e repercussões no ciclo de vida.

 

Confira os destaques da programação de amanhã, 05/09:

Painéis – 8 às 10 horas

Saúde das Populações Negra e Indígena
Debatedores:
Sandra Gualandro – Doutora em Hematologia pela Universidade de São Paulo. Chefe do Laboratório de Hematologia do Serviço de Hematologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e professora doutora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Hematologia, atuando principalmente nos seguintes temas: anemia diseritropoética congênita, anemia falciforme, deformabilidade eritrocitária, deficiência de ferro e aplasia.
Elsie Krusbusly – Médica pela Universidade Federal do Ceará. Doutorado em Transplante de Órgão e Tecidos pela Universite de Franche-Comte. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica.
Márcia Machado
– Enfermeira pela Universidade Federal do Ceará. Doutora em Enfermagem em Saúde Comunitária UFC. Desenvolve diversos projetos de pesquisa nas Áreas Temáticas: Saúde da Mulher e da Criança, Enfermagem Pediátrica; Saúde Coletiva e Avaliação de Programas e Serviços em Atenção básica de saúde.

Os grandes desafios da Vigilância Sanitária no cenário nacional

Debatedores:
Diana Oliveira  – Farmacêutica pela Universidade Federal do Ceará com mestrado Saúde Pública pela University of Liverpool Faculty of Medicine. Atualmente é membro da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – ABRASCO, coordenando o Grupo Temático de Vigilância Sanitária, e Coordenadora dos serviços de VISA da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.
Alice Pequeno Marinho –  Geóloga pela Universidade de Fortaleza e mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrogeologia, e na área da saúde coletiva nos seguintes temas: vigilância sanitária, qualidade da água, meio ambiente, saúde do trabalhador e saúde ambiental.

Ações de Assistência Farmacêutica na ESP-CE: pesquisa e capacitação de recursos humanos
Debatedores:
Ricardo Sá – Farmacêutico pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza. Diretor do Laboratório de Saúde Pública do Ceará e colaborador em Curso de Especialização na Escola de Saúde Pública do Ceará.
Solange Dantas – Farmacêutica pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Ceará. Atua principalmente nas seguintes áreas: Controle de Infeccção Hospitalar, Assisitencia Farmacêutica, Atenção Farmacêutica, Farmácia Clínica, Uso Racional de Medicamento e Educação em Serviço.
Domingos Sávio Sousa – Farmacêutico pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Saúde Coletiva , com ênfase em Assistência Farmacêutica.


A contribuição da ESP-CE na educação profissional de nível técnico no Ceará

Debatedores:
Carmem Cemires Costa –  Enfermeira pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência nas áreas de Saúde Pública, com ênfase na Saúde da Família, e de formação profissional em saúde, no âmbito da educação profissional técnica de nível médio.
Carlile Lavor – médico, ex-secretário de Saúde do Estado, responsável pela implantação do Programa de Agente de Comunitário de Saúde, e, atualmente, integrante do comitê executivo da instalação do escritório da FIOCRUZ no Ceará.
Maria Ivanília Timbó – Enfermeira, Especialista em Enfermagem sob a forma de Residência e Especialista em Educação Comunitária em Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará, Especialista em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na Educação em Saúde, Saúde Pública, Promoção da Saúde, Materno Infantil e Educação Comunitária.
Regina Lucena – Odontóloga pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente coordena o Projeto de Formação de Técnicos em Higiene Dental da Escola de Saúde Pública do Ceará e participa como docente da formação de recursos humanos para atuar nos serviços públicos de saúde.

Conferência

Bases Biológicas do controle de infecção hospitalar.
Palestrante: Tereza Bandeira–  Médica pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Microbiologia Clínica e Infecção Hospitalar. Ocupa também o cargo de Professora Universitária da Faculdade de Medicina CHRISTUS e Assessora Científica da Associação Cearense de Estudos para o Controle de Infecções Hospitalares – ACECIH.

Painéis – 14 às 16 horas

Violência no Brasil: estratégias para entretenimento
Debatedores:
Celina Galvão Lima – Assistente Social pela Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) e professor adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: violência urbana, segurança pública, sistema penitenciário, re-ssocialização e estigma
Edinilsa Ramos de Sousa  – da ENSP-FIOCRUZ


Violência no Ceará: a SESA e a ESP-CE na busca de estratégias de entretenimento

Debatedores:
Augevida Pordeus – Enfermeira pela Universidade Estadual do Ceará, doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Saúde Coletiva , com ênfase em Epidemiologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Acidente de trânsito, Enfermagem.
Maria Lourdes dos Santos – Socióloga pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Sociologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia, Homoerotismo, Discurso, Justiça.
Sônia Felício – Enfermeira pela Universidade Federal do Ceará. Doutora em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará. Realiza pesquisa de cicatrização com cirurgia experimental, utilizando modelo de ferida cutânea em ratos, na área de concentração em Comportamento Biocelular em Tumores Sólidos, na linha de pesquisa Metabolismo e Estresse; Inflamação e Suas Repercussões Metabólicas, na subárea de Angiogênese. Tem experiência na área de Enfermagem Médico-cirúrgica (urgência e emergência) e em Enfermagem de Saúde Pública (epidemiologia). Enfermeira do Ministério da Saúde e do Instituto Dr. José Frota.
Gilvani Granjeiro, da ESP-CE


15 anos da ESP-CE: impacto sobre a saúde da população cearense

Debatedores:
Diva Fernandes – Médica pela Faculdade de Medicina de Campina Grande. Especialização em Residência Pediátrica pela Hospital Infantil Albert Sabin (1978) e especialização em Pediatria pela Hospital Infantil Albert Sabin (1986) . Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública.
Garcia de Souza Neto – Médico. Possui residência-médica pelo Hospital Agamenon Magalhães.
Sandra Solange Leite Campos – Enfermeira pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública. Atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia, Hanseníase.
Helena Leal – Médica pela Universidade Federal do Ceará, residência-médica pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Clínica Médica.