Livro sobre RH em Saúde será lançado no evento

1 de setembro de 2008 - 20:20

 

O professor João Bosco Feitosa vai lançar durante a III Expoesp (quinta-feira, dia 04 de Setembro, às 9h45, na Sala Newton Gonçalves), o livro Recursos Humanos em Saúde: diagnósticos e reflexões. A publicação é uma coletânea de artigos que são resultado de oito pesquisas realizadas pelo ObservaRH Cetrede/UFC/UECE. Os textos visam a discutir os Recursos Humanos em Saúde, especificamente vinculados ao Sistema Único de Saúde do Ceará – SUSCE, com o objetivo de subsidiar as políticas públicas de saúde no Estado, e ao mesmo tempo manter interlocuções com profissionais de outros estados e participantes da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde (ROREHS).

Entre os trabalhos, “O Enfermeiro do PSF”, que tem como uma das autoras a coordenadora do Centro de Investigação Científica da Escola de Saúde Pública do Ceará, Nádia Maria Girão. O artigo reflete sobre como os enfermeiros percebem sua atuação no cotidiano de trabalho do PSF, construindo sua identidade profissional e seus espaços de negociação, partindo da perspectiva multiprofissional definida pelo Ministério da Saúde.

A assessora de Desenvolvimento Institucional da ESP-CE, Silvia Negreiros Bomfim, é uma das autoras da pesquisa Pólos de Educação Permanente em Saúde: implantação e operacionalização no Ceará, que também integra a coletânea. O objetivo do estudo é avaliar o processo de implantação e implementação dos Pólos de Educação Permanente em Saúde do Ceará, contemplando as quatro macrorregiões: Sobral, Fortaleza, Quixadá e Crato.

A Escola de Saúde Pública do Ceará faz parte da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde (Rorehs), criada em 2004, com objetivo de acompanhar e analisar as relações de trabalho e emprego no setor de saúde e contribuir com ações nas esferas de governo.

Mais informações: http://www.observarhcetrede.com.br/


Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br