Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde

9. Condutas de Urgência e Emergência em Enfermagem
     10. Aperfeiçoamento em Saúde da Família para Profissionais dos NASFS
     11. Capacitação em Assistência Farmacêutica para os NASFS
     12. Capacitação em LER/DORT, PAIR e Dermatose Ocupacional para Profissionais do SUS

Apresentação

Em 2003, foram criadas as Áreas Programáticas de Atenção Primária à Saúde e Atenção Secundária e Terciária à Saúde, com o intuito de promover qualificação, capacitação e aperfeiçoamento técnico para os profissionais vinculados à atenção básica e aos serviços de referência, respectivamente. Face ao novo enfoque em Saúde Pública, de reforço à integralidade da atenção à saúde, em 2007, ocorreu a fusão dessas duas áreas programáticas, através da criação da Coordenadoria de Pós-Graduação em Atenção à Saúde. Por ordem do Decreto nº. 30.602, de 15 de julho de 2011, a Coordenadoria passou a ser denominada Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde.

Missão

Promover a melhoria da qualidade da atenção à saúde por meio do desenvolvimento de programas de educação permanente de profissionais de saúde, de projetos de extensão e de investigações científicas relevantes.

Foco da área

Realização de cursos para capacitação e educação permanente dos profissionais que exercem atividades na rede de atenção à saúde, por meio de um programa educacional que inclui cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização para profissionais de nível superior, visando a atender demandas específicas e necessidades de saúde percebidas. O objetivo é fortalecer a organização do sistema de saúde, observando normas, leis e decretos oriundos das instâncias estadual e federal para a concretização das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foco dos cursos

Desenvolver e aperfeiçoar competências profissionais para uma atuação efetiva na Atenção Primária, Secundária e Terciária à Saúde, por meio da proposição de estratégias metodológicas pautadas nos princípios da educação permanente em saúde, que propiciem uma aprendizagem significativa e uma possibilidade de transformação das práticas profissionais.

Maria de Fátima Façanha Elias Reis