Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde

2. Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental
     3. Especialização em Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis
     4. Especialização em Vigilância Sanitária
     5. Atualização em Vigilância Epidemiológica e Acompanhamento dos Casos de Dengue Clássico e Hemorrágico
     6. Atualização em Vigilância Sanitária
     7. Básico de Análise de Indicadores de Saúde

8. Básico de Vigilância em Saúde Ambiental

9. Básico de Vigilância Sanitária
     10. Básico em Controle de Infecção em Serviços de Saúde
     11. Básico em Sistemas de Informação em Saúde
     12. Básico Sobre Uso Racional de Medicamentos

Apresentação

A Escola de Saúde Pública do Ceará em cumprimento à sua missão, tem desenvolvido programas educacionais nas diversas áreas que compreendem a Vigilância à Saúde desde 2000, e cria a partir do seu Planejamento Estratégico realizado no início de 2007, a área de interesse acadêmico de Vigilância em Saúde. Por ordem do Decreto nº. 30.602, de 15 de julho de 2011, a Coordenadoria passou a ser denominada Centro de Educação Permanente em Vigilância à Saúde.

A Coordenadoria de Pós-Graduação em Vigilância da Saúde tem considerando a acumulação de conhecimentos nos campos do ensino, serviço e pesquisa, adotando como estratégia a formação de parcerias para desenvolvimento de cursos de curta duração e de especialização, atendendo as demandas de capacitação em serviço do Estado.

Missão

Contribuir para a construção articulada de saberes e práticas no campo da Vigilância em Saúde, utilizando estratégias de capacitação relevantes, produção e disseminação do conhecimento.

Foco da área

Elaborar e desenvolver currículos de cursos de especialização, técnicos e básicos; definir conteúdos programáticos e metodologia de ensino-aprendizagem com a participação de técnicos com reconhecida experiência em Vigilância à Saúde; estimular a produção científica que aborde problemas relacionados aos serviços em âmbito local, regional ou estadual; contribuir para a compreensão e resolução de problemas identificados na realidade investigada.

Foco dos curso

Os cursos têm como objetivo proporcionar aos participantes, profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde, os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o gerenciamento e operacionalização das ações de Vigilância em Saúde no escopo dos seus distintos componentes: Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente e Vigilância Epidemiológica.

Olga Maria de Alencar