Profissionais de Saúde da Família capacitados

12 de agosto de 2008 - 19:20

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará promove o Curso de Aperfeiçoamento nas Áreas Estratégicas de Atenção Básica. O primeiro módulo acontece dias 14 e 15 de agosto na sede da ESP-CE e é direcionado a médicos, enfermeiros e dentistas das equipes de Saúde da Família vinculados à Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) de Camocim, que abrange os municípios de Martinópole, Granja, Chaval, Barroquinha e Camocim.

O objetivo é capacitar profissionais para atuarem nas áreas estratégicas definidas pelo Ministério da Saúde. Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, são consideradas prioritárias: eliminação da hanseníase, controle de tuberculose, controle da hipertensão arterial, controle do diabetes mellitus, eliminação da desnutrição infantil, saúde da criança, saúde da mulher, saúde do idoso, saúde bucal e promoção da saúde.

Método e carga-horária

Inicialmente, serão realizados dois momentos presenciais na ESP-CE (Capacitações Fundamentais I e II), abordando temáticas fundamentais para subsidiar o processo de aprendizagem. O primeiro dias 14 e 15 de agosto, com 16 horas-aula e o segundo dias 27, 28 e 29 de agosto, com 24 horas-aula.

Em seguida, nos municípios de origem, os alunos devem se reunir em pares, por categoria profissional, para estudo em pequenos grupos, estando prevista carga-horária de 80 horas-aula com estudo individual e seminários de sínteses temáticas.

Ao final do curso, os alunos devem identificar problemas na atenção básica dos municípios e, em grupo, propor um plano de trabalho que será apresentado no Seminário de Avaliação do curso, na ESP-CE e, posteriormente, nos próprios municípios. O curso tem duração de três meses e carga-horária total de 200 horas

Primeiro módulo

Nos dias 14 e 15 de agosto, começam as atividades do primeiro módulo do Curso, denominado “Capacitação Fundamental I – Aprendizagem a partir da experiência: o profissional reflexivo, quando serão apresentados aos participantes os conceitos de “Aprendizagem a partir da experiência e prática reflexiva”, juntamente com os fundamentos da cognição, memória e aprendizagem.

Pólo de Sobral

Segundo a coordenadora Carmem Cemires Cavalcante, o curso é financiado pelo Ministério da Saúde e faz parte das ações pactuadas pelas seis CRES do Pólo de Educação Permanente da Macrorregião de Saúde de Sobral (Acaraú, Itapipoca, Sobral, Camocim, Crateús e Tianguá). “Inicialmente estamos capacitando profissionais da CRES de Camocim, mas este ano pretendemos atender mais duas CRES desse pólo”.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br