Trabalhadores da ESP-CE buscam excelência em gestão

11 de agosto de 2008 - 14:19

 

 

Plano de Melhoria de Gestão, que deve ser validado e monitorado. Esse é o resultado do curso de dois dias que os colaboradores da ESP-CE participaram para conhecer e aderir à proposta do GesPública. Entre os conteúdos abordados estão conceitos de gestão, critérios de excelência e auto-avaliação.

Visando a dar um passo à frente, na busca de otimizar os processos de trabalho e desburocratizá-los, os participantes do curso, inclusive o superintendente da ESP-CE, Haroldo Pontes, traçaram um retrato da situação do momento, apontaram as melhorias necessárias e as colocaram em um plano com prazos e pessoas responsáveis pela execução das tarefas, que têm como foco a qualidade do serviço público prestado ao cidadão. “O GesPública é bom para Escola porque nos coloca em um exercício de auto-avaliação, ao mesmo tempo em que nos impulsiona a apresentar propostas focadas em resultados”.

O secretário-adjunto da Secretaria Estadual da Saúde, Marcelo Sobreira, que esteve presente na abertura do curso, destacou que fica feliz com a iniciativa da Escola em aderir ao programa e ressalta que o empenho em construir um sistema de gestão eficiente abre novos caminhos. “A Escola hoje é uma autarquia, mas poderia ser muito mais independente. Se tivermos um sistema de gestão eficiente, conseguindo ser mais ágil e eficaz nos resultados é possível avançar”, afirmou.

A assessora de Desenvolvimento Institucional, Silvia Bomfim, que articulou a oficina de adesão ao GesPública, afirma que esse é um movimento conjunto, com a redefinição e implementação de questões estratégicas para a Escola. “O GesPública cria uma onda de compromisso com melhores práticas de trabalho. Estamos conhecendo instrumentos que vão nos ajudar a implementar as ações. E a partir daí, mostraremos à sociedade que somos uma instituição confiável, que se preocupa em cumprir sua missão de uma maneira eficaz”.

A representante do Núcleo Gestor do Gespública no Estado, Marilac Rocha, explica que a proposta de melhoria de gestão procura alternativas de trabalho para atingir as metas da organização com os recursos disponíveis. “Qual a alternativa que eu tenho, de minha governabilidade, para atingir a meta de forma eficaz”, explica.

Sobre o GesPública

Criado em 2005 pelo governo federal, o GesPública é um programa nacional de gestão pública e desburocratização elaborado a partir do modelo de excelência em gestão pública.

O Governo do Estado tornou-se um grande parceiro do GesPública depois da adesão de vários órgãos estaduais, em um trabalho liderado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) que, inclusive, foi homenageada com a Medalha Voluntário.
 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br