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8. Cordel como Instrumento de Educação Popular em Saúde

31 de julho de 2008 - 19:46


8.2 Apresentação: A literatura de cordel na contemporaneidade é empregada como recurso pedagógico, sendo o cordel uma estratégia de ensino que se revela eficaz como recurso de estímulo à leitura e facilitador do processo de ensino-aprendizagem, especialmente na educação popular. 
O cordel, força poderosa de transmissão de conhecimentos e informações, se coloca a serviço da necessidade de emergência de novos padrões de enfrentamento dos problemas de saúde, na busca da integração entre o saber técnico e o saber popular, divulgando Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, para profissionais de saúde, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde, considerando as metodologias participativas e o saber popular e tradicional.

8.3 Público-alvo: Profissionais que tenham habilidade na produção literária e demonstrem interesse na produção de livros de Cordel, entre os quais, profissionais do SUS, servidores da própria Instituição, servidores de instituições na mesma esfera de poder, servidores de instituições de outras esferas de poder, estudantes e demais interessados.

8.4 Objetivos: Capacitar profissionais para a produção de material educativo na modalidade da literatura de cordel, como instrumento de educação popular em saúde, participação social e gestão participativa do SUS.

8.5 Conteúdo: A abordagem versará sobre formas de elaboração dessa literatura além de conceitos básicos e métodos de prevenção das patologias mais prevalentes no estado, visando sua utilização, em versos de cordel sobre ações de cidadania nas áreas de saúde e educação.

8.6 Metodologia: As atividades do curso serão realizadas por meio de estratégias fundamentadas na autoaprendizagem, em trabalhos colaborativos e na articulação de estudos teóricos com a prática profissional dos próprios cursistas. Dessa forma, os módulos serão desenvolvidos em dois momentos:
Parte Teórica – fundamentos teóricos que compõem o corpo de conhecimentos a respeito da literatura de cordel; serão utilizadas estratégias educacionais participativas tais como exposições dialogadas.
Parte Prática – treinamento e a avaliação das habilidades adquiridas durante a parte teórica; serão realizadas atividades práticas de produção de cordel.

8.7 Carga-horária: 40 horas-aula de atividades presenciais.