1. Cuidador de Pessoas Idosas com Dependência

31 de julho de 2008 - 19:51

1.2 Apresentação: O envelhecimento populacional, um dos maiores desafios da saúde pública contemporânea, reflete em maior expressão de doenças crônicas e múltiplas, próprias do envelhecimento, evidenciando o fenômeno conhecido como transição epidemiológica.  Em decorrência, faz-se mister a organização dos serviços de saúde as demandas especificas da população idosa que, muito freqüentemente, exige cuidado permanente, acompanhamento constante, medicação contínua e exames periódicos. O atendimento às peculiaridades da população idosa envolve desde a adequação ambiental, o provimento de recursos materiais, a definição e implantação de ações de saúde específicas e inclui, necessariamente, a capacitação de pessoas para prestar cuidados de atenção e assistência a esta população. É necessário e premente o estabelecimento de ações educativas e de formação de profissionais para o atendimento integral à população idosa, objetivando diminuir as situações de risco e proporcionar qualidade de vida. Com vistas a colaborar na implementação da Política Estadual de Atenção ao Idoso e contribuir para a capacitação de pessoas para exercerem funções supervisionadas de cuidadores de idosos em domicílios, instituições de longa permanência, centros de referencia, entre outros, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), oferece a Qualificação do Cuidador de Pessoas Idosas com Dependência, seguindo o perfil de competências profissionais, proposto pelo Ministério da Saúde.

1.3 Público-alvo: Trabalhadores que atuem ou que desejem atuar como cuidadores de idosos, preferencialmente indicados pelas Secretarias de Saúde, Secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social, Pastoral do Idoso, Centros de Referência, Associações que trabalham com idosos, Conselhos de Direitos de Idosos entre outras organizações integrantes da Rede Nacional de Atenção aos Direitos do Idoso (RENADI).

1.4 Objetivos: Qualificar trabalhadores para a ocupação de “Cuidadores de Pessoas Idosas com Dependência”, no atendimento as necessidades do idoso com uma visão ampliada sobre saúde e do processo de envelhecimento saudável, observando o compromisso social e a ética profissional no desempenho de suas funções, a fim de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população cearense.

1.5 Conteúdo: O curso é estruturado em dois módulos em um conjunto integrado e articulado de situações-meios, pedagogicamente concebidas e organizadas, para promover aprendizagens significativas.
Módulo Transversal: Políticas de Saúde; Relações Interpessoais; Ética em Saúde; Direitos e Deveres do Cuidador.
Módulo Específico: Envelhecimento Humano; Impactos Sociais e Psicossociais na Velhice; Saúde do Idoso; Higiene e Conforto; Necessidades Nutricionais; Urgências e Emergências; Administração de Medicamentos; Papel do Cuidador no Manejo das Principais Patologias Geriátricas; Promoção da Saúde do Cuidador.

1.6 Metodologia: Considerando as peculiaridades do ensino na área da saúde, será utilizada a metodologia da problematização, a qual pressupõe uma aprendizagem significativa que permite uma aproximação gradativa dos saberes e práticas. A metodologia utilizada envolve técnicas dinâmicas e indissociáveis dos conteúdos, proporcionando a interação teoria-prática, priorizando-se a problematização, o que torna a aprendizagem mais significativa.

1.7 Carga-horária: 160 horas, distribuídas ao longo de 5 meses, com aulas 3 vezes na semana com duração de 3h/a, no período a ser definido conforme a demanda local.