2. Capacitação para Cuidadores de Idosos

31 de julho de 2008 - 19:50

2.2 Apresentação: Capacitação de Cuidadores de Idosos é uma resposta da ESP-CE e do Governo do Ceará à premente necessidade da formação de trabalhadores aptos a atender as especificidades da população idosa, de forma a oferecer cuidados especializados. O curso intenciona colaborar para a implementação da Política Estadual de Atenção ao Idoso e a contribuir para a capacitação de pessoas para exercerem funções de Cuidador de Idosos.

2.3 Público-alvo: Trabalhadores que desejam atuar como Cuidador de Idosos indicadas pelas Secretarias de Saúde e demais secretarias, Pastoral do Idoso, associações que trabalham com idosos, Instituições de Longa Permanência e Conselho de Idosos dos municípios e outras organizações da Rede de Atenção ao Idoso.

2.4 Objetivos: Capacitar trabalhadores aptos a exercerem a ocupação de Cuidador de Idosos, sistematizando saberes e fazeres do cuidar, qualificando-os para o exercício de suas funções. Proporcionar formação de qualidade para o cuidado dispensado, com respeito às particularidades e singularidades da pessoa idosa cuidada. Produzir conhecimento e elaborar metodologias e materiais que contribuam para um maior entendimento do papel social do Cuidador de Idosos e do papel deste na rede de atenção ao idoso.

2.5 Conteúdo: Introdução ao Envelhecimento; Impactos Socias e Psicossociais na Velhice; Saúde do idoso; higiene e conforto; noções de geriatria e gerontologia; papel do cuidador no manejo das principais patologias geriátricas; promoção da saúde do cuidador e outros; origem da profissão; funções do cuidador de idosos; responsabilidade civil; Estatuto do idoso.

2.6 Metodologia: O currículo está estruturado em módulos desenvolvidos em dois momentos: a) parte teórica, utilizando estratégias educacionais tais como: estudos de caso, exposições dialogadas, oficinas; b) parte prática para treinamento e avaliação das habilidades adquiridas. Tomou-se a interdisciplinaridade como base, uma vez que as competências – definidas para tornar a aprendizagem significativa, integrando teoria e prática – mobilizam diferentes saberes e categorias profissionais (enfermagem, serviço social, medicina, sociologia, geriatria, gerontologia e pedagogia). A matriz curricular se vale, ainda, de algumas características do PBL, ao possibilitar os alunos desenvolverem pensamento crítico, habilidade na solução de problemas e aquisição de conhecimentos essenciais, por meio da utilização de problemas reais – especialmente na parte prática do curso.

2.7 Carga-horária: O Curso de Cuidador de Idoso é realizado em caráter modular, onde serão abordados temas chave para o cuidado ao idoso, com carga horária total de 120 horas, assim distribuídas:
100 horas de atividades presenciais –serão organizadas através de uma estrutura modular, considerando o eixo transversal e o eixo profissional, em períodos de concentração de 04 horas de duração, reunindo todos os participantes do curso, em encontros semanais.
20 horas de atividades práticas – cada aluno participará de atividades práticas laboratoriais e visitas técnicas sob supervisão, em serviços de atenção ao idoso, credenciados pelo Curso, com o objetivo primordial de integrar todos os conhecimentos adquiridos e demonstrar a capacidade para realizar com competência as atribuições de ocupação de Cuidador de Idosos.