8. Básico de Vigilância em Saúde Ambiental

31 de julho de 2008 - 19:20

8.1 Apresentação: Os atuais processos de desenvolvimento sociais e econômicos repercutem nas relações que ocorrem nos territórios, causando impactos sobre a saúde dos seres humanos. O monitoramento e controle dessas mudanças envolvem conhecimento de natureza complexa e capacidade de enfrentamento dos problemas e tomada de decisão por parte dos profissionais da saúde. O curso objetiva instrumentalizar os técnicos para a implantação e operacionalização das ações relacionadas ao campo da Vigilância em Saúde Ambiental, prioritariamente a problemas decorrentes da contaminação do ar, água e solo.

8.2 Público-alvo:
Profissionais que atuam em Vigilância em Saúde no âmbito do SUS/CE.

8.3 Objetivos:
– Identificar as atribuições e competências da Vigilância em Saúde Ambiental
– Apresentar os programas de monitoramento e vigilância da qualidade do ar, água e solo
– Conhecer os procedimentos e técnicas para realização de coletas ambientais do ar, água e solo
– Analisar o perfil de morbi-mortalidade da população cearense e a possível correlação com as variáveis ambientais

8.4 Conteúdo: Competências e Atribuições da Vigilância em Saúde Ambiental; Programas de Vigilância em Saúde Ambiental; Técnicas de Coleta de Amostras Ambientais; Epidemiologia Ambiental; Toxicologia Ambiental; Avaliação e Gerenciamento de Riscos.

8.5 Metodologia: O processo de ensino-aprendizagem dar-se-á por meio de exposições interativas, discussões em pequenos grupos, estudo dirigido de textos, oficinas de trabalho e atividades práticas.

8.6 Carga-horária: 40 horas.