Sesa celebra os 50 anos do Programa Nacional de Imunizações e anuncia campanha de multivacinação

19 de setembro de 2023 - 14:46 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Levi Aguiar
Fotos: Carlos Junior

Programa Nacional de Imunizações (PNI), responsável por erradicar e eliminar diversas doenças no Brasil, completa 50 anos de atuação neste ano. Para celebrar o marco na história da saúde pública do País, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) promoveu, na segunda-feira (18), o evento de comemoração ao aniversário do PNI, no auditório principal da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em Fortaleza. Na mesma ocasião, também foi anunciada a data da campanha de Multivacinação no Estado, que ocorre de 30 de setembro a 14 de outubro.

A titular da Sesa, Tânia Mara Coelho, conta que o Ceará tem a imunização como prioridade. “A imunização, assim como a doação de sangue e órgãos, é um ato de solidariedade, porque, através dela, nós nos protegemos e protegemos as pessoas ao nosso redor“, explica.

“Estamos reunidos para celebrar o trabalho das pessoas que atuam, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), com muito compromisso e dedicação para fazer o Programa Nacional de Imunizações dar certo. Estamos levando o Zé Gotinha na mente e no coração para nos lembrar sempre que, em todo lugar, tem uma criança esperando para receber um imunizante ou um adulto para atualizar o calendário de vacinação”, conclui a secretária.

O evento também contou com a participação do secretário executivo de vigilância em saúde, Antonio Lima Neto (Tanta); do superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona; do chefe do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) de Fortaleza, Rui Aguiar; da médica e membro do departamento de imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, Jocileide Campos e da secretaria executiva do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), Maria do Carmo Queiroz.

Atualmente, 50 imunobiológicos são distribuídos anualmente pelo PNI, sendo 20 vacinas oferecidas às crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes, conforme o calendário nacional de vacinação. Esse trabalho foi responsável por reduzir significativamente os índices de contaminação por doenças como influenza, sarampo, difteria, coqueluche, tétano acidental, hepatites, meningites, febre amarela, HPV, varicela e caxumba.

O diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis do Ministério da Saúde (MS), Eder Gatti, deu um recado por vídeo para os profissionais presentes no evento. “O momento é de celebração e de festa. O PNI completa 50 anos vitorioso, trata-se de uma grande conquista do povo brasileiro. Para garantir a efetividade do Programa, o Governo Federal, estados e municípios trabalham em conjunto”, pontua.

“Apesar de possuir um bom desempenho, sofremos muito nos últimos anos, por causa das baixas coberturas vacinais, movimento antivacina e divulgação de informações falsas para desestimular o uso dos imunizantes. Em contrapartida, nós lançamos estratégias como a multivacinação e o microplanejamento para conseguir recuperar nossos índices vacinais”, detalha Eder Gatti.

Campanha de Multivacinação

Durante a abertura do evento, o secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa anunciou a Campanha Nacional de Multivacinação, que iniciará no dia 30 de setembro, em todos os municípios do Estado do Ceará, e seguirá até o dia 14 de outubro. O lançamento oficial da campanha acontecerá no dia 2 de outubro, com a participação da ministra da saúde, Nísia Trindade, e do ministro da educação, Camilo Santana.

“O Ceará foi o primeiro estado a concluir o treinamento, em todas as Áreas Descentralizadas da Saúde (ADS), para atingir as metas de vacinação. A capacitação envolve o desenvolvimento de estratégias de campanhas de vacinação e um olhar mais sensível para cada particularidade dos cenários mais específicos de cada região ou município no Estado”, explica Tanta.

O personagem brasileiro, Zé Gotinha, criado para as campanhas de vacinação contra o vírus da poliomielite foi homenageado durante o evento

Busca ativa vacinal visa identificar e vacinar crianças em situações de vulnerabilidade

Para inovar ainda mais a atuação das campanhas, a Sesa e Unicef estão trabalhando em parceria para implementar a “Busca Ativa Vacinal”, uma estratégia para identificar e vacinar crianças em situações de maior vulnerabilidade, que ainda não foram vacinadas — com zero doses ou com o calendário vacinal desatualizado. O projeto foi lançado com o intuito de promover um trabalho intersetorial entre educação, saúde e assistência social.

“O Governo do Ceará foi o primeiro a aderir nacionalmente à plataforma da Busca Ativa Vacinal, por isso estamos trabalhando juntos na formação dos municípios e na capacitação das equipes. O nosso intuito é montar estratégias de retorno aos 95% da cobertura das vacinas que são necessárias para o desenvolvimento infantil, como a tríplice viral e a contra poliomielite”, explica o chefe do escritório do Unicef em Fortaleza, Rui Aguiar.

A preparação dos municípios que aderiram a estratégia acontece através de cursos, desenvolvimento de estratégias, vacinação extramuros — aquela praticada fora do estabelecimento credenciado, como sala de vacina —, visitas comunitárias para checagem do esquema vacinal de cada criança e organização dos serviços das salas de vacinação.

O intuito é que, a partir de novembro, os profissionais da saúde ou educação, como agentes comunitários, assistente social ou secretários escolares, comecem a emitir alertas ao entrarem em contato com crianças com esquema vacinal desatualizado. A partir dos alertas, buscar identificar as causas de atrasos na vacinação”, finaliza Rui Aguiar.