PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

8. Aperfeiçoamento nas Áreas Estratégicas da Atenção Básica

31 de julho de 2008 - 18:36

8.1 Apresentação: Visando à operacionalização da Atenção Básica, a Política Nacional de Atenção Básica (Portaria GM/MS 648, de 28 de março de 2006) ratificou e ampliou as seguintes áreas estratégicas como prioritárias para atuação dos profissionais de Saúde da Família em todo o território nacional: eliminação da hanseníase, controle da tuberculose, controle da hipertensão arterial, controle do diabetes mellitus, eliminação da desnutrição infantil, saúde da criança, saúde da mulher, saúde do idoso, saúde bucal e promoção da saúde.
Diante das lacunas de capacitação dos profissionais da Atenção Básica, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) realiza o Curso de Aperfeiçoamento nas Áreas Estratégicas da Atenção Básica.

8.2 Público-alvo: Médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas que estão atuando nas Equipes de Saúde da Família.

8.3 Objetivos: Aperfeiçoar as competências dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, no que se refere às áreas estratégicas da Atenção Básica, tendo em vista a melhoria dos indicadores de saúde.
•    Capacidade de realização de ações que contribuam para a eliminação da Hanseníase.
•    Capacidade de realização de ações que visem o controle da Tuberculose.
•    Desenvolvimento de ações que contribuam para o controle da Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus.
•   Capacidade de realização de ações voltadas para promoção da Saúde da Criança, com ênfase na eliminação da desnutrição infantil.
•    Capacidade de realização de ações voltadas para promoção da Saúde da Mulher.
•    Capacidade de realização de ações voltadas para promoção da Saúde do Idoso.
•    Capacidade de realização de ações voltadas para promoção da Saúde Bucal.
•    Desenvolvimento de ações voltadas para a Promoção da Saúde.

8.4 Metodologia: Processo de formação integrado, articulado e em estreita relação com a realidade locorregional, por meio de uma abordagem educacional mais participativa e colaborativa, valorizando a integração ensino-serviço.

8.5 Conteúdo: Aprendizagem a partir da Experiência: Profissional Reflexivo, Estratégico e Autorreflexivo; Método Clínico Centrado no Paciente; Reflexão sobre a Prática Profissional nas Áreas de Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde do Adulto e Idoso e Saúde Bucal.

8.6 Carga-horária: 12 horas