6. Técnico em Radiologia

31 de julho de 2008 - 19:38

6.1 Apresentação:
Com o rápido avanço tecnológico na área de radiodiagnóstico e crescimento de Centros de Diagnóstico no Brasil, existe uma carência de Técnicos em Radiologia no mercado de trabalho, que tenham uma formação adequada para atendimento das necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Há, portanto, uma evolução previsível para o Técnico em Radiologia, seja em virtude da maior oferta de emprego na área, devido à incorporação de novas tecnologias e, conseqüentemente, requerimento de novas competências para este profissional, seja pela necessidade crescente de formação e aperfeiçoamento profissional exigido no mercado. Por este motivo, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) promove o Curso de Formação Técnica em Radiologia, baseado em competências, para atender às necessidades do SUS.

6.2 Público-alvo:
Trabalhadores que atuam no Sistema Único de Saúde e pessoas da comunidade que tenham concluído ou estejam cursando o ensino médio.

6.3 Objetivos:
– Oferecer condições para que o educando desenvolva as competências profissionais necessárias e comuns aos trabalhadores da área da Saúde e as competências específicas da profissão de técnico, de modo a favorecer o diálogo e a interação com os demais trabalhadores, ampliando seu campo de atuação.
– Favorecer a inserção do Técnico em Radiologia no mercado de trabalho.
– Favorecer o aperfeiçoamento profissional do Técnico em Radiologia.
– Favorecer a adoção de atitudes positivas do Técnico em Radiologia frente a mudanças e a novas situações profissionais.

6.4 Metodologia:
Considerando que as importantes mudanças no contexto social, demográfico, epidemiológico, científico e tecnológico têm tornado a prática no campo da saúde cada vez mais complexa, exigindo das instituições educacionais importantes mudanças, principalmente no que se refere às suas abordagens educacionais, a ESP-CE utiliza estratégias metodológicas baseadas em questões, com o objetivo de melhor capacitar os profissionais de saúde para responder adequadamente às necessidades da comunidade e enfrentar novos desafios, promovendo, além da aprendizagem de conhecimentos integrados, o desenvolvimento de atitudes de cooperação, suporte mútuo e congruência social.

6.5 Conteúdo:

O curso é ministrado em quatro módulos:
Módulo Contextual Básico: Introdução à Profissão de TPD; Gestão em Saúde e Planejamento do Trabalho; Educação para o Autocuidado; Saúde e Segurança do Trabalho; Biossegurança nas Ações de Saúde; Ética e Legislação em Saúde e Suporte Básico de Vida.
Módulo Específico I: Elementos de Física Radiológica; Proteção Radiológica; Elementos de Anatomofisiologia; Elementos de Patologia; Processamento de Imagens Radiológicas; Técnicas de Posicionamento e Incidências Radiográficas; Aplicações Básicas de Informática; e Inglês Instrumental em Radiologia;
Módulo Específico II: Radiologia Convencional I; Densitometria Óssea; Exames Contrastados; Mamografia; Medicina Nuclear; e Hemodinâmica.
Módulo Específico III: Tomografia Computadorizada; Ressonância Magnética Nuclear; Procedimento de Radioterapia; Radiologia Odontológica; Radiologia Veterinária; e Radiologia Industrial.

6.6 Carga-horária:
1.900 horas distribuídas em 1.240 horas teórico-práticas e 660 horas de estágio supervisionado.