6. Educação com Saúde (para professores do ensino fundamental)

31 de julho de 2008 - 19:47

6.2 Apresentação: O Curso Educação com Saúde é parte integrante de um projeto realizado inicialmente em 40 municípios, realizado de 2004 a 2006, que capacitou 6 mil profissionais. A iniciativa é resultado da parceira entre a Secretaria de Educação, Secretária da Saúde, Escola de Saúde Pública do Ceará e demais articuladores.

6.3 Público-alvo: Professores do Ensino Fundamental de escolas públicas

6.4 Objetivos: Fortalecer a ação intersetorial na melhoria da saúde da criança e na conseqüente redução de morbimortalidade infantil; capacitar professores das redes estaduais e municipais, em conteúdos de saúde da criança, preparando-os para desenvolverem ações relacionadas à melhoria do desenvolvimento integral infantil; proporcionar às famílias informações sobre saúde, educação e desenvolvimento infantil, fortalecendo suas competências na proteção, no cuidado e na educação da criança.

6.5 Conteúdo: Fundamentação em Atenção Materno-infantil. Estudo do Desenvolvimento Humano com Ênfase na Infância; Agravos à Saúde da Criança.

6.6 Metodologia: A metodologia centrada no aluno prioriza o trabalho coletivo com momentos de reflexão na construção do conhecimento. São utilizadas exposições dialogadas, estudos de caso, dinâmicas de grupo e discussões sobre temas relevantes à saúde e educação da criança.

6.7 Carga-horária: 100 horas-aula, presencial.