4. Especialização em Vigilância Sanitária

31 de julho de 2008 - 19:23

4.1 Apresentação: Vigilância Sanitária, por suas funções e instrumentos, tem como objetivo principal realizar o controle sanitário de produtos, bens e serviços de interesse sanitário, bem como os ambientes por meio do desenvolvimento de ações que previnam, minimizem ou eliminem o risco sanitário que possam estar presentes nas atividades de produção, comercialização, consumo de produtos e prestação de serviços de interesse à saúde. O momento atual da Vigilância Sanitária busca categorizar seu elenco de ações baseado no risco sanitário existente e não mais na complexidade do processo.
Buscando contribuir com esse processo, a Escola de Saúde Pública do Ceará promove a capacitação dos técnicos dos níveis central, microrregional e municipal, visando desenvolver nos participantes os conhecimentos, habilidades e atitudes para o gerenciamento e operacionalização, com maior eficiência e eficácia, das ações de vigilância sanitária.

4.2 Público-alvo: Profissionais de nível superior da área de Vigilância Sanitária ou áreas afins.

4.3 Objetivos:
– Analisar a origem e a evolução da Vigilância Sanitária, bem como os aspectos da conjuntura sócio-econômica e mecanismos de financiamento relacionados às suas ações;
– Identificar estratégias de promoção à saúde em Vigilância Sanitária, com ênfase na Educação em Saúde;
– Compreender o processo de planejamento das ações de Vigilância Sanitária de modo a assegurar a promoção da saúde e o atendimento das necessidades da população;
– Desenvolver habilidades necessárias para realizar ações de inspeção sanitária relativas ao controle do meio ambiente e saúde do trabalhador, bens e serviços relacionados à saúde;
– Desenvolver habilidades para realizar ações de Vigilância Sanitária de forma ética;
– Coordenar processos de trabalho em equipe visando o aprimoramento do papel dos profissionais para a realização das ações de Vigilância Sanitária.

4.4 Conteúdo: Introdução à Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas; Políticas de Saúde; Promoção da Saúde; Vigilância à Saúde; Planejamento em Saúde; Direito Sanitário; Vigilância de Produtos Relacionados à Saúde; Vigilância da Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente; Vigilância dos Serviços Relacionados à Saúde. Metodologia da Investigação Científica; Desenvolvimento de Habilidades Interpessoais.

4.5 Metodologia: O método de ensino adotado é a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), complementado por exposições interativas, estudos dirigidos, oficinas de trabalho, estudos de casos e aulas práticas.

4.6 Carga-horária: 460 horas.