Notificação das Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho: ESP/CE inicia nova turma nesta terça-feira (4)

3 de julho de 2023 - 16:22 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto:Daniel Araújo
Arte Gráfica:Deborah Muniz

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), iniciará, nesta terça-feira (4), as atividades do Curso de Vigilância em Saúde do Trabalhador: Investigação e Notificação das Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho (Dart) no território. 

A formação objetiva capacitar mais de 100 profissionais de nível superior que atuam nas Superintendências Regionais de Saúde (SR), nas Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) e nas Secretarias Municipais de Saúde (SMS), desenvolvendo ações de vigilância em saúde do trabalhador, vigilância epidemiológica na Atenção Primária à Saúde e nas redes de média e alta complexidade do Estado. 

Ao fim da formação, os discentes estarão aptos a realizar adequadamente notificações de doenças e agravos relacionados ao trabalho nos Sistemas de Informação da Saúde (Sinan) e no Sistema de Informação Sobre Mortalidade (Sim).

Composta por uma carga horária de 40 horas, a iniciativa, que ocorre por meio de parceria entre as Coordenadorias de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador (Covat) e a Célula de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cevit) da Sesa, será conduzida pela Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc) da ESP/CE e deve seguir até novembro de 2023. Trabalhadores das regiões do Cariri e Norte/Sobral estão entre os contemplados da nova turma. 

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail:francilete.gomes@esp.ce.gov.br 

Notificações de agravos e doenças

É por meio da notificação de possíveis lesões ou sintomas relacionados ao ambiente de trabalho que as informações sobre a ocorrência e as características das doenças e agravos são registrados e sistematizados. Essa mobilização é o que permite a aplicação de medidas de prevenção e controle, além de subsidiar o planejamento e a programação em saúde.