Imunização e Vigilância em Saúde: ESP/CE oferta curso sobre sistemas de informação das coberturas vacinais

28 de junho de 2023 - 14:25 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto:Daniel Araújo
Arte Gráfica:Deborah Muniz

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realizará, entre os dias 17 e 21 de julho, o Curso Básico dos Sistemas de Informação no Âmbito da Imunização e Vigilância das Coberturas Vacinais.

Ofertada pela Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc) da autarquia, a nova turma da capacitação será composta prioritariamente por técnicos de informática responsáveis pelo sistema de informação do programa de imunização ou coordenadores de imunização dos municípios, Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) e Superintendências Regionais de Saúde (SR).

As inscrições seguem disponíveis até o próximo dia 7 de julho e podem ser feitas via preenchimento de formulário. Os documentos foram enviados para as superintendências das cinco Regiões de Saúde do Ceará, que devem indicar os participantes da atividade formativa

O curso tem como objetivo orientar sobre a utilização adequada dos sistemas de informação no âmbito do Programa Nacional de Imunização (PNI). A proposta é que, por meio da iniciativa, os profissionais possam contribuir para o envio de dados fidedignos em todas as salas de vacina no Estado e garantir, com isso, a informatização e qualidade dos registros de vacinação. 

As aulas ocorrerão na modalidade a distância e contarão com o apoio da plataforma ESP Virtual. A carga horária total é de 40 horas. 

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: saladevacina@esp.ce.gov.br.

Sistemas de Informação 

Os Sistemas de Informação do Programa Nacional de Imunização (PNI) foram desenvolvidos para possibilitar aos gestores diversas avaliações, desde o controle de avaliação do risco até a ocorrência de surtos e epidemias, levantamento quantitativo da população vacinada  e registros de eventos adversos pós-imunizações.