4. Especialização em Enfermagem Obstétrica

31 de julho de 2008 - 18:54

 

4.1 Apresentação: No Ceará existem 31 Hospitais/Maternidades Pólo que são referência em obstetrícia e neonatologia apresentando uma grande carência de Enfermeiros (as) Obstetras especializados nas salas de parto.

Por esta razão Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP-CE realiza o Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica visando a capacitar enfermeiros (as) para desenvolverem ações que possam reduzir significativamente a mortalidade materna e neonatal no estado em consonância com as exigências do Ministério da Saúde.

4.2 Público-alvo: Profissionais de enfermagem que atuam nos hospitais/maternidades pólo referência em obstetrícia e neonatal do estado do Ceará.

4.3 Objetivo: Capacitar profissionais de enfermagem para desenvolverem ações que reduzam significativamente a mortalidade materna e neonatal no Ceará.

4.4 Metodologia: O curso é modular, articulando atividades teóricas em momentos presenciais na ESP-CE, a cada três semanas, e teórico-práticas nos serviços de referência obstétrica com o apoio de um preceptor de campo.

As atividades presenciais na ESP-CE são com carga horária de 20 horas/aulas. As atividades teórico-práticas correspondem a 20 horas/aulas, sendo 12 horas correspondentes ao estágio supervisionado e 8 horas/aulas destinadas à discussão de casos clínicos com o preceptor de campo (supervisor de estágio), conforme o módulo, o que totaliza 40 horas/aulas de atividades por módulo.

São utilizadas técnicas de ensino-aprendizagem que favoreçam o desenvolvimento de habilidades, atitudes e conhecimentos, com o intuito de proporcionar a formação da competência profissional, que contribua para a melhoria da assistência à mulher e à criança no SUS.

O Curso está estruturado em 13 módulos, com carga horária total de 652 horas/aulas, distribuída da seguinte forma: atividades teóricas presenciais (300 horas/aulas), Estágio Supervisionado (132 horas), atividades teórico-práticas (120 horas) e Trabalho de Conclusão de Curso (100 horas).

4.5 Conteúdo: Seminário Aberto – Políticas de Saúde Reprodutiva; Aspectos Gerenciais, Legais e Éticos do Exercício Profissional da Enfermagem Obstétrica; Método Clínico Centrado no Paciente; Processo de cuidar em Enfermagem à Mulher na Fase Reprodutiva; Processo de Cuidar em enfermagem à Mulher no Pré-natal de Baixo Risco; Anatomofisiologia do Parto; Processo de Cuidar em Enfermagem à Mulher no Parto e Pós-parto; Processo de Cuidar em Enfermagem à Mulher nas Urgências e Emergências Obstétricas; Processo de Cuidar em Enfermagem ao Neonato em Sala de Parto; Processo de Cuidar em Enfermagem nas Intercorrências da Gestação; Processo de Cuidar em Enfermagem à Mulher no Parto de Alto; Processo de Cuidar em Enfermagem ao Binômio Mãe-filho no Puerpério; Metodologia da Pesquisa Científica.

 

4.6 Carga-horária: 652 horas