3. Especialização em Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis

31 de julho de 2008 - 19:24

3.1 Apresentação: Para atender a demanda de formação de quadros estratégicos em Vigilância da Saúde das secretarias estaduais de saúde e municipais das regiões mais carentes de centros formadores, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde implantou a Rede de Formação de Recursos Humanos em Vigilância em Saúde.
A Escola de Saúde Pública do Ceará, em parceria com a Universidade Federal do Piauí, Universidade de Pernambuco e Universidade do Estado do Rio de Janeiro, oferta o Curso de Especialização em Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis no Estado do Ceará para a Região Nordeste. Este curso foi concebido para atender às necessidades de capacitação e auxiliar na estruturação do sistema de vigilância epidemiológica da Região Nordeste.

3.2 Público-alvo: Profissionais de nível superior dos estados do Nordeste que atuam nos serviços de Vigilância da Saúde das secretarias estaduais e municipais e os técnicos dos laboratórios centrais de saúde pública.

3.3 Objetivos:
– Habilitar os profissionais de saúde com novas tecnologias no campo da epidemiologia com ênfase à vigilância epidemiológica e controle das doenças transmissíveis;
– Identificar através de indicadores de saúde e das principais fontes de dados o perfil das doenças transmissíveis nos estados do Nordeste;
– Conhecer, aplicar e interpretar medidas de impacto sobre as doenças transmissíveis da região, em especial as relacionadas com o meio ambiente;
– Utilizar corretamente as diversas fontes de informações disponíveis para o monitoramento das doenças emergentes e re-emergentes;
– Contribuir para mudanças nos processos de trabalho, com vistas às novas responsabilidades na estruturação do Sistema Nacional de Vigilância em saúde nos três níveis de gestão do Sistema Único de Saúde;
– Produzir conhecimento, através da elaboração de monografia na área de vigilância epidemiológica das doenças transmissíveis.

3.4 Conteúdo: Políticas de Saúde; Vigilância em Saúde, Planejamento e Gestão em saúde; Conceitos e Aplicações em Epidemiologia; Bioestatística; Métodos Epidemiológicos Aplicados à Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis, EPIINFO; Sistema de Informações e Análise de dados Processo infeccioso; Principais Programas de Controle de Doenças Transmissíveis; Metodologia da Investigação Científica; Desenvolvimento de Habilidades Interpessoais.

3.5 Metodologia: O método de ensino adotado é a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), complementado por exposições interativas, estudos dirigidos, oficinas de trabalho, estudos de casos e aulas práticas.

3.6 Carga-horária: 514 horas.