3. Especialização em Práticas Clínicas em Saúde da Família

31 de julho de 2008 - 18:55

3.1 Apresentação: O Curso de Especialização em Práticas Clínicas em Saúde da Família é destinado aos profissionais das Equipes de Saúde da Família. Esse curso tem como objetivo contribuir para uma performance profissional de excelência em atenção primária, por meio da construção de estruturas cognitivas fundamentais que permitam aos profissionais aprender permanentemente e expandir suas bases de conhecimentos, habilidades e atitudes de forma auto-dirigida.

O curso busca desenvolver um conjunto de competências essenciais para a prática profissional de médicos (as), enfermeiros (as) e dentistas nos municípios em que trabalham.

Esse programa educacional traz algumas inovações importantes destacadas a seguir: a) ênfase especial na comunicação profissional-paciente, na perspectiva de desenvolvimento de uma relação terapêutica com impactos positivos na saúde do paciente e na satisfação do profissional; b) o uso de abordagens educacionais experienciais, indutoras de reflexão, com grande potencial de gerar mudanças comportamentais e aperfeiçoamento da prática profissional.

O eixo central do curso será o ‘Método Clínico Centrado no Paciente’, uma perspectiva profundamente transformadora dos cuidados assistenciais, capaz de produzir desfechos favoráveis na saúde de pacientes e no bem-estar de suas famílias. Partindo do encontro entre o profissional e o paciente, desenvolveremos uma série de atividades educacionais que abrangem não apenas a aprendizagem de informações factuais, mas todo um conjunto de atitudes e habilidades de suma importância para uma prática de excelência em Atenção Básica.

Organizado de forma modular e articulando atividades presenciais na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) e descentralizadas nos municípios, o curso tem como proposta desenvolver um programa educacional centrado no participante e com uma estrutura curricular flexível, capaz de se adaptar às necessidades percebidas durante seu desenvolvimento.

3.2 Público-alvo: Médicos (as), enfermeiros (as) e dentistas da Estratégia Saúde da Família

3.3 Objetivo: Capacitar profissionais da Estratégia Saúde da Família, visando a contribuir para uma performance profissional de excelência em atenção primária, por meio da construção de estruturas cognitivas fundamentais, que permitam aos profissionais aprender permanentemente e expandir suas bases de conhecimentos, habilidades e atitudes de forma autodirigida.

3.4 Metodologia: O processo de formação será integrado, articulado e em estreita relação com a realidade locorregional, por meio da utilização de uma abordagem educacional mais participativa e colaborativa, valorizando a integração ensino-serviço.

Os módulos são desenvolvidos articulando atividades na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) e atividades, individuais e em grupo, nos municípios. A carga-horária dos módulos varia de 44 a 56 horas, totalizando 500 horas de curso. Nos encontros presenciais na ESP-CE, o aprendizado será construído a partir de atividades individuais e em pequenos grupos, utilizando-se a técnica do role-play, possibilitando-se a reflexão e a análise de situações-problema. Serão realizadas exposições dialogadas de forma complementar para auxiliar a sistematização das informações.

Todos os módulos serão orientados por manuais, incluindo programa e roteiro de atividades individuais e em grupo a serem desenvolvidas na ESP-CE e nos municípios.

3.5 Conteúdo: Método Clínico Centrado no Paciente; Consulta Centrada no Paciente e as Habilidades de Comunicação; Comunicação na Relação Profissional de Saúde Paciente; Aprendizagem a partir da Experiência: Profissional Reflexivo e Autorreflexivo; Saúde da Família; Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde da Mulher, Saúde do Adulto e Idoso.

3.6 Carga-horária: 500 horas