2. Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental

31 de julho de 2008 - 19:24

2.1 Apresentação: No contexto do modelo de desenvolvimento adotado pela sociedade moderna, ganha importância a complexidade das inter-relações entre a saúde, o trabalho e o ambiente, potencializando os riscos ambientais e ocupacionais configurados no território. Atuar no enfrentamento de problemas desse novo cenário torna-se um grande desafio para os profissionais que atuam na área de vigilância em saúde no âmbito do SUS. A Especialização Vigilância em Saúde Ambiental vem atender as necessidades de capacitação necessárias à implementação das ações, considerando os diferentes contextos de riscos, em uma perspectiva de intervenção interdisciplinar e intersetorial.

2.2 Público-alvo: Profissionais que atuam em Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador no âmbito do Sistema Único de Saúde do Ceará.

2.3 Objetivos:
– Desenvolver nos participantes as competências profissionais necessárias para a excelência na execução das atividades inerentes ao processo de trabalho em vigilância em saúde ambiental;
– Compreender as inter-relações entre a saúde, o trabalho e o ambiente;
– Analisar as mudanças no perfil epidemiológico da população decorrentes do modelo de desenvolvimento adotado no estado;
– Analisar as formas de operacionalização dos programas de vigilância do ar, água, solo e desastres naturais;
– Realizar mapeamento de riscos utilizando ferramentas de georreferenciamento;
– Identificar os riscos e agravos relacionados ao trabalho e meio ambiente.

2.4 Conteúdo: Produção, Ambiente e Saúde; Política Nacional de Saúde Ambiental e Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador; Promoção e Vigilância à Saúde; Planejamento e Gestão em Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador; Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador; Avaliação de Riscos Ambientais e Riscos Ocupacionais: medidas de prevenção e controle; Epidemiologia dos Agravos Relacionados ao Ambiente e ao Trabalho; Metodologia da Investigação Científica; Desenvolvimento de Habilidades Interpessoais.

2.5 Metodologia: Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning/-PBL) como a principal metodologia de ensino-aprendizagem, além de exposições interativas, discussões em pequenos grupos, oficinas de trabalho, atividades práticas em campo, estudo de casos, exibição de vídeos.

2.6 Carga-horária: 460 horas.