12. Básico Sobre Uso Racional de Medicamentos

31 de julho de 2008 - 19:17

 
12.1 Apresentação: A promoção do uso racional de medicamentos é um componente muito importante de uma política nacional de medicamentos. A Organização Mundial da Saúde estima que mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos inapropriadamente e que metade dos pacientes não os usam corretamente, podendo trazer sérios riscos à saúde. A Escola de Saúde Pública do Ceará realiza o curso com o objetivo de atender as necessidades de capacitação dos profissionais em relação à prescrição de medicamentos, em especial antimicrobianos, contribuindo para o uso racional e a promoção da saúde.

12.2 Público-alvo: Profissionais médicos que atuam na atenção básica.

12.3 Objetivos:
– Analisar a origem das prescrições médicas em especial ao uso indiscriminado de antimicrobianos;

– Analisar a importância da adoção da conduta baseada em evidências;
– Conhecer os principais erros encontrados nas prescrições de medicamentos;
– Compreender as bases da segurança, eficiência e custos dos medicamentos;
– Compreender as diretrizes farmacoterapêuticas para a racionalidade na prescrição;
– Desenvolver habilidades necessárias para prescrição de medicamentos pautadas na promoção do uso racional.

12.4 Conteúdo: Conduta Baseada em Evidências; Racionalidade na Prescrição Médica; Diretrizes Farmacoterapêuticas; Promoção do Uso Racional de Medicamentos; Segurança, Eficiência e Custos dos Medicamentos; Erros Comuns nas Prescrições; Boas Práticas de Prescrição.

12.5 Metodologia: O curso adota metodologias de ensino-aprendizagem centradas no estudante fortalecendo o auto-aprendizado e a contextualização do conhecimento com a prática profissional. Utiliza estudos de caso, oficinas de trabalho, estudo dirigido e exposições interativas.

12.6 Carga-horária: 24 horas.