10. Aperfeiçoamento em Saúde da Família para Profissionais dos NASFS

31 de julho de 2008 - 18:32

10.1 Apresentação: A Portaria n° 648/GM, de 28 de março de 2006, aprovou a Política Nacional de Atenção Básica e estabeleceu a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para a Estratégia Saúde da Família (ESF). Considerando o fortalecimento da ESF, a melhoria da qualidade e resolutividade da atenção básica em 24 de janeiro de 2008, foi publicada a Portaria N° 154 que cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFS). Os NASFS têm como objetivo ampliar a abrangência e o escopo das ações de atenção básica, complementando o trabalho das Equipes de Saúde da Família.
O Curso de Aperfeiçoamento em Saúde da Família para Profissionais dos Núcleos de Apoio è Saúde da Família visa desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para qualificar a atuação destes profissionais na Estratégia Saúde da Família.

10.2 Público-alvo: Fisioterapeutas, Nutricionistas, Farmacêuticos, Professores de Educação Física, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Médicos e Enfermeiros que fazem parte dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família nos municípios do Estado do Ceará.

10.3 Objetivos:
•    Compreender o processo evolutivo das Políticas de Saúde no Brasil, Política Nacional de Promoção da Saúde, Política Nacional de Atenção Básica e Política de Práticas Integrativas e Complementares;
•    Identificar conceitos e atributos da Atenção Primária em Saúde;
•    Analisar o processo saúde-doença na Família e na Comunidade e discutir estratégias de intervenção;
•    Aplicar aspectos teórico-práticos de Educação em Saúde para a promoção da saúde e prevenção de doenças no âmbito individual e coletivo;
•    Desenvolver habilidades para realizar o reconhecimento do território de abrangência da equipe de Saúde da Família;
•    Compreender o processo de planejamento na área de abrangência da equipe de Saúde da Família;
•    Adquirir habilidades e atitudes necessárias para o desenvolvimento do trabalho em equipe;
•    Discutir as responsabilidades dos profissionais que compõe os NASFS e as atribuições de cada categoria profissional;
•    Desenvolver as competências necessárias para realizar as atividades específicas de cada categoria profissional.

10.4 Metodologia: Baseia-se na construção e elaboração de conhecimentos de acordo com a realidade do participante, utilizando métodos que facilitam o processo dialógico entre o facilitador e participante: Trabalhos em Grupos, Exposições Dialogadas, Análise e Estudo de Situações Problema, Estudos Dirigidos e Exibição e Debate de Vídeos.

10.5 Conteúdo: Políticas Públicas de Saúde e a Estratégia Saúde da Família; Processo Saúde Doença na Família e na Comunidade; Educação em Saúde; Saúde no Território; Planejamento dos Serviços na Unidade Básica de Saúde; Trabalho em Equipe.

10.6 Carga-horária: 180 horas