1. Especialização em Vigilância e Controle de Endemias

31 de julho de 2008 - 19:28

1.1 Apresentação: As ações de epidemiologia e controle das doenças foram descentralizadas para estados e municípios, que passaram a ser responsáveis pelo controle de endemias. A necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre os conceitos epidemiológicos envolvidos na compreensão do comportamento e nas atividades de controle destas doenças tornaram-se uma necessidade para as equipes de vigilância em saúde. A Escola de Saúde Pública do Ceará promove o curso, visando a contribuir para a apropriação dos conhecimentos que servirão como subsídio aos serviços, diminuindo as distâncias entre a teoria e a prática no controle das principais endemias no Ceará.

1.2 Público-alvo: Profissionais de nível superior que atuam em Vigilância da Saúde nas esferas estadual e municipal de saúde. 

1.3 Objetivos:
– Compreender as atribuições do controle descentralizado das endemias;
– Identificar o modo de transmissão e controle das doenças transmissíveis;
– Conhecer as principais atividades operacionais envolvidas na vigilância e controle das endemias;
– Utilizar informações epidemiológicas no processo de avaliação e tomada de decisão de situações epidêmicas de risco; e
– Apresentar pesquisas de campo que influenciam as atividades de controle das doenças endêmicas.

1.4 Conteúdo: Políticas de Saúde; Vigilância à Saúde e Sistemas de Informação em Saúde; Promoção da Saúde; Planejamento e Gestão em Saúde, Epidemiologia e Controle de Endemias; Programas de Vigilância e Controle de Endemias; Informática Aplicada à Epidemiologia; Metodologia da Investigação Científica; Desenvolvimento de Habilidades Interpessoais.

1.5 Metodologia: O método de ensino utilizado é a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), complementado por posições interativas, estudos dirigidos, oficinas de trabalho e estudos de caso. A estrutura do curso é modular.

1.6 Carga-horária: 460 horas.