Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

ESP/CE promove Curso de Geriatria para Clínico
Qua, 20 de Maio de 2015 16:55 
 

O Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde (Ceats) da Escola de Saúde Pública (ESP/CE), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado, por meio do Núcleo de Atenção Primária à Saúde/Grupo Técnico do Idoso (Nuap - GT Idoso/Copas) está com inscrições abertas para o Curso de Geriatria para Clínico.

Voltado para profissionais da medicina, o Curso terá carga horária de 40 horas e está previsto para acontecer nos dias 19, 20, 26 e 27 de junho e 3, 4 e 6 de julho de 2015, na sala de reunião da Coordenadoria de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria (Corac) da Sesa, situada na Avenida Almirante Barroso, nº 600, bloco E, 1º andar - Praia de Iracema. As inscrições deverão ser realizadas até o dia 31 de maio próximo, através do link abaixo.

O Curso de Geriatria para Clínico atende as diretrizes das políticas de saúde e a política multissetorial do estado de atenção à saúde da pessoa idosa, considerando a prioridade de qualificar médicos para abordagem geriátrico-gerontológica do idoso nos serviços de saúde pública, atentando para os aspectos biopsicossociais do envelhecer, de forma a contribuir para a melhoria da atenção ao idoso, à redução da incidência de doenças crônicas não transmissíveis, fragilidade e a consolidação do envelhecimento ativo no Estado do Ceará.

Para realizar sua inscrição, clique aqui.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. )
Twitter: @espce
Facebook: espce 
 
RIS-ESP/CE realiza atividades do primeiro módulo
Ter, 19 de Maio de 2015 09:18
 

De 11 à 13 de maio o programa de Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE) realizou a segunda etapa do módulo sobre território e saúde. O momento, que aconteceu na sede da ESP/CE, foi composto pelos residentes da terceira turma da RIS-ESP/CE, que iniciaram as atividades no programa no dia 2 de março de 2015.

Ao entrar na RIS-ESP/CE, os residentes são acionados para o processo de territorialização. Nesse processo, o residente, em seu município de atuação, é orientando no reconhecimento da realidade da saúde da família, da saúde mental e da saúde coletiva; das fortalezas e fragilidades dos espaços de gestão e dos espaços de cuidado, e das questões sociais políticas dos seus municípios.

Após esse reconhecimento, os residentes dos 21 municípios de abrangência do programa se reuniram na ESP/CE e apresentaram, através da arte, inventividade e criatividade, produtos que mostrassem o que foi vivido e assimilado durante um mês de territorialização.

Saiba mais


Na primeira etapa do módulo de territorialização, os residentes tem a oportunidade de se aprofundar no processo da RIS-ESP/CE e conhecer desde a concepção do programa na ESP/CE e no Ceará, o seu regulamento, Projeto Político Pedagógico, e, principalmente, seus conceitos e práticas no que diz respeito à colaboração interprofissional, a integralidade, o trabalho em equipe, para que em seus cenários de prática o residente possam estar preparados para lidar com as mais diversas situações.

O objetivo da RIS-ESP/CE é formar profissionais com competências adequadas para garantir à população acesso de qualidade aos serviços de saúde e colaborar para integração das Redes Assistenciais em Saúde. As residências constituem estratégia de educação permanente, provimento e fixação profissional, sobretudo na Rede Estadual de Saúde, em plena expansão.
 
Para mais informações sobre as atividades da RIS-ESP/CE, clique aqui.
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. )
Twitter: @espce
Facebook: espce

 
 
Curso de Diagnóstico de Câncer de Boca inicia atividades
Ter, 09 de Dezembro de 2014 16:24 
 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde (Ceats) promoveu no último dia 5, a aula inaugural da turma I do Curso de Atualização para o Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca. A aula contou com a presença da Coordenadora de Saúde Bucal do estado do Ceará, Gisele Cavalcante de Oliveira, que enfatizou a importância da iniciativa do curso.

Como estratégia de adesão aos dentistas, foi lançada uma proposta do Dezembro Verde, de conscientização sobre a prevenção do Câncer de Boca.

O curso teórico-prático inserido no Projeto de Qualificação de Profissionais para Fortalecimento da Atenção Básica do Ceará, tem como público alvo os cirurgiões-dentistas das unidades básicas de saúde com o objetivo de capacitá-los para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca.

A aula inaugural da segunda turma acontecerá no próximo dia 12 e as atividades do curso prosseguem até maio de 2015.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. )
Twitter: @espce
Facebook: espce

 

 

 
Divulgado o gabarito da prova escrita da Especialização em Medicina de Emergência

Seg, 06 de Janeiro de 2012 10h28

 

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) divulgam o gabarito da prova escrita, realizada no último dia 5, para ingresso na Especialização em Medicina de Emergência (molde residência). Para o complexo de emergência em Fortaleza, foram ofertadas seis vagas no programa Medicina de Emergência E1 e seis para a Medicina de Emergência E4. Para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral foram oferecidas quatro vagas no programa Medicina de Emergência E1. Os recursos poderão ser feitos nos dias 6 e 7 de fevereiro. O resultado final será divulgado oficialmente no dia 13 de fevereiro no site da ESP-CE.

Os médicos que concorreram às vagas para a Especialização em Medicina de Emergência E1 fizeram uma prova com 50 quesitos do tipo múltipla escolha, envolvendo conhecimentos de Medicina Social e Preventiva (10), Clínica Médica (10), Cirurgia (10), Pediatria (10) e Ginecologia e Obstetrícia (10). Já para os que disputaram às vagas para a Especialização em Medicina de Emergência E4, foi aplicada uma prova escrita, com 50 quesitos do tipo múltipla escolha, versando sobre temas em emergências médicas.

A Especialização em Medicina de Emergência terá duração de três anos iniciais, com a possibilidade de mais um ano opcional. A carga horária será de 60 horas semanais. O treinamento será desenvolvido nos principais hospitais de Fortaleza, como o Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital do Coração Messejana (HM), Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM), Hospital Albert Sabin (Hias) e estágios no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


Mais informações na Coordenadoria de Residências em Saúde da ESP-CE: (85) 3101.1424.

 

 Para visualizar o edital você precisa ter o Adobe Acrobat Reader instalado.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE

 

 

 
Curso Técnico em Vigilância em Saúde inicia atividades de estágio
Seg, 18 de Maio de 2015 11:46 
 
Os alunos do Curso Técnico em Vigilância em Saúde do município de Quixadá, promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), através da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), iniciaram na última segunda-feira o estágio curricular obrigatório.

O estágio será realizado em três etapas. Na primeira, as atividades serão voltadas para os sistemas de informação em saúde e vigilância epidemiológica nas esferas de gestão municipal e estadual. As atividades do estágio acontecem nos diversos serviços de saúde dos municípios de Banabuiú, Choró, Quixadá e Quixeramobim sendo as Secretarias Municipais de Saúde, Unidades Básicas de Saúde (USBs), Hospital Municipal e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). No Estado, as atividades são realizadas na 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES).
 

Jadson Franco, Supervisor de Formação do Curso destaca que “a realização das atividades só está sendo possível em virtude da parceria com a gestão municipal e com a Coordenadoria de Saúde, o que possibilita uma ampla compreensão das práticas do fazer vigilância epidemiologia e análise da situação de saúde a partir dos indicadores”. O supervisor destaca ainda que a formação implicará na estruturação das vigilâncias em saúde no território.

O Curso de Técnico em Vigilância em Saúde possui uma carga horária de 1.800 horas, distribuídas em 1.200 horas teórico-práticas e 600 horas de Estágio Supervisionado, que são realizados em períodos de concentração e dispersão. Essa formação é voltada para os profissionais de nível médio que atuam no campo das vigilâncias em saúde, nas Secretarias Municipais e trabalhadores dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
 

O Curso Técnico em Vigilância em Saúde da ESP/CE objetiva formar profissionais técnicos de nível médio, para atuação na área de vigilância em saúde, observando o compromisso social e a ética profissional no desempenho de suas funções, a fim de contribuir com a excelência da atenção à saúde e melhoria da qualidade de vida da população cearense.

Participam do Curso profissionais que já atuam nos diversos serviços da Rede SUS nos municípios, o que garante um olhar multiprofissional para a formação. O Curso é realizado nas cidades de Senador Pompeu e Quixadá, mas abrange os alunos dos municípios vizinhos. São eles: Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú, Ibicuitinga, Ibaretama, Choró, Senador Pompeu, Solonópole, Pedra Branca e Milhã.
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. )
Twitter: @espce
Facebook: espce 
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 34

Serviços

Agenda - Maio 2015

Do Se Te Qu Qu Se Sa
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

Escola de Saúde Pública do Ceará - Av. Antonio Justa, 3161 - Meireles, Fortaleza-CE - Cep 60165-090

Fone: (85) 3101.1398 - Fax (85) 3101.1423 - E-mail: esp@esp.ce.gov.br - Twitter: twitter.com/espce

© 2015 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados - Ver localização no mapa