Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Residência Integrada em Saúde forma mais 327 profissionais
Seg, 09 de Maio de 2016 16:21

alt


A Secretaria da Saúde do Estado e a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) realizam na quinta-feira, 19 de maio, às 15 horas, no auditório da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) , Avenida Antônio Justa 3161, Meireles, a solenidade de encerramento da segunda turma do Programa de Pós-Graduação na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde/Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE), dos componentes Comunitário e Hospitalar. Antes da solenidade, com o objetivo de evidenciar os resultados da Residência e valorizar e integrar ainda mais os profissionais, ocorrerão dois momentos, chamados de ¨Ritos de Encerramento, nos dias 17, 18 e 19 de maio: Mostra de Impactos da RIS-ESP/CE nos cenários de atuação e a Mostra de Vivências/Estágios Eletivos. Tudo ocorrerá na Escola de Saúde Pública do Ceará.

A Residência Integrada em Saúde é um programa de pós-graduação na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde (especialização), em caráter de dedicação exclusiva e em regime de tempo integral, caracterizando-se como educação para o trabalho, através da aprendizagem em serviço, no âmbito dos sistemas municipais e estadual de Saúde ou região de Saúde. A RIS-ESP/CE ativa e capacita lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização da Educação Permanente Interprofissional, na perspectiva de contribuir para a consolidação da carreira na saúde pública e para o fortalecimento das redes assistenciais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Implantada em 2013, a RIS-ESP/CE aumentou a oferta de 222 para 327 vagas a 13 profissões da saúde em 2014, distribuídas em 11 ênfases:  Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental Coletiva e Saúde Coletiva, Enfermagem Obstétrica, Neonatologia, Pediatria, Infectologia, Neurologia e Neurocirurgia de Alta Complexidade, Cuidado Cardiopulmonar, Urgência e Emergência e Cancerologia. O programa tem duração mínima de dois anos, com carga horária total de 5.760 horas e 60 horas semanais. A carga horária é dividida em 80% de atividades práticas (imersão em serviço, plantões e estágios) e 20% de atividades teóricas (aulas teóricas, rodas tutoriais e estudo individual) ou teórico-práticas (Roda de Núcleo e Roda de Campo).

327 profissionais

Atualmente, a RIS-ESP/CE integra dez programas de Residência Multiprofissional em Saúde e um programa de Residência em Área Profissional da Saúde, com dois componentes - Componente Comunitário e Componente Hospitalar, com 11 ênfases e 327 vagas distribuídas em 41 instituições executoras. A Escola de Saúde Pública do Ceará é a instituição formadora. As instituições executoras são as coordenadorias regionais de saúde, as prefeituras municipais de Acopiara, Arneiroz, Aracati, Aquiraz, Brejo Santo, Canindé, Crateús, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Iguatu, Icapuí, Maracanaú, Maranguape, Reriutaba, Itapipoca, Tabuleiro do Norte e Tauá e os hospitais Instituto do Câncer do Ceará (ICC), Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Geral Cesár Cals (HGCC), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) e Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ). A supervisão dos profissionais de saúde residentes é feita por 334 preceptores no componente comunitário e 278 no componente hospitalar.






Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara
 
Divulgado o gabarito da prova escrita da Especialização em Medicina de Emergência

Seg, 06 de Janeiro de 2012 10h28

 

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) divulgam o gabarito da prova escrita, realizada no último dia 5, para ingresso na Especialização em Medicina de Emergência (molde residência). Para o complexo de emergência em Fortaleza, foram ofertadas seis vagas no programa Medicina de Emergência E1 e seis para a Medicina de Emergência E4. Para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral foram oferecidas quatro vagas no programa Medicina de Emergência E1. Os recursos poderão ser feitos nos dias 6 e 7 de fevereiro. O resultado final será divulgado oficialmente no dia 13 de fevereiro no site da ESP-CE.

Os médicos que concorreram às vagas para a Especialização em Medicina de Emergência E1 fizeram uma prova com 50 quesitos do tipo múltipla escolha, envolvendo conhecimentos de Medicina Social e Preventiva (10), Clínica Médica (10), Cirurgia (10), Pediatria (10) e Ginecologia e Obstetrícia (10). Já para os que disputaram às vagas para a Especialização em Medicina de Emergência E4, foi aplicada uma prova escrita, com 50 quesitos do tipo múltipla escolha, versando sobre temas em emergências médicas.

A Especialização em Medicina de Emergência terá duração de três anos iniciais, com a possibilidade de mais um ano opcional. A carga horária será de 60 horas semanais. O treinamento será desenvolvido nos principais hospitais de Fortaleza, como o Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital do Coração Messejana (HM), Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM), Hospital Albert Sabin (Hias) e estágios no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


Mais informações na Coordenadoria de Residências em Saúde da ESP-CE: (85) 3101.1424.

 

 Para visualizar o edital você precisa ter o Adobe Acrobat Reader instalado.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE

 

 

 
Superintendente

 Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará

 

 

O Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Salustiano Gomes de Pinho Pessoa, foi apresentado em cerimônia, no dia 9 de março de 2015, no auditório Ciro Gomes, na sede da instituição. O ato foi prestigiado pelo Secretário da Saúde do Ceará, Carlile Lavor.

 

 
 

Perfil

 

 
 

Salustiano Pessoa é médico formado em 1978 pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Fez Residência em Cirurgia Geral da Clínica Oncológica Fernando Pinto da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza; Residência no Programa de Ortopedia e Traumatologia no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e Residência no Programa de pós-graduação em Cirurgia Plástica e Microcirurgia Reconstrutiva do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC.

 

O gestor tem pós-graduação Strictu Sensu (Doutorado) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), conclusão dos créditos (1988), MBA pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão de Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde, Mestrado em Cirurgia pela UFC  e no momento elabora sua tese de Doutorado no Programa de pós-graduação Stricto Sensu, Departamento de Cirurgia da Famed-UFC.

 

Atualmente Salustiano Pessoa é Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia da UFC; Coordenador da Disciplina de Cirurgia Plástica e Microcirurgia Reconstrutiva do Departamento de Cirurgia da UFC; Chefe do Ambulatório de Cirurgia Plástica do HUWC; Regente do Serviço de Cirurgia Plástica do HUWC; Coordenador do Programa de Residência Médica em Cirurgia Plástica (CNRM/MEC-SBCP); Coordenador Geral da Comissão Regional de Residência Médica (Corem) do HUWC; Presidente da Comissão Estadual de Residência Médica do Estado do Ceará (CEREM-CE); Membro da Comissão de Assuntos do Ministério da Educação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Nacional (Biênios 2012/2013, 2014/2015); Coordenador Geral do Grupo Gestor da Seleção Unificada para Residência Médica no Estado do Ceará (Surce), e responsável técnico do São Lucas – Hospital de Cirurgia e Anestesia.

 
I Congresso Norte e Nordeste de Saúde Baseada em Evidências

Seg, 29 de Junho de 2015 13:10

 

 

O I Congresso Norte e Nordeste de Saúde baseada em Evidências e o II Seminário de Avaliação e Inovação Tecnológica em Saúde da Região do Cariri serão realizados pela Universidade Regional do Cariri (URCA), no Centro de Convenções do Cariri em Crato-CE, no período de 26 a 28 de Agosto de 2015.

 

O evento trará a oportunidade para a disseminação e ampliação de conhecimentos e da discussão sobre problemas relacionados a evidências científicas e ao processo de gestão, avaliação, inovação e incorporação de tecnologias, especificamente os medicamentos, equipamentos médico-assistenciais (EMA), guias de práticas e protocolos clínicos, sistemas informacionais e educacionais para a segurança do paciente. Contará com palestrantes do Centro Cochrane do Brasil, Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS) e Rede de Políticas informadas por Evidências do Brasil (EVIPNET BRASIL).

 

Congregará profissionais, pesquisadores, estudantes e representantes do controle social que desenvolvem atividades na área da saúde, do direito e afins, que atuam direta ou indiretamente, e lidam com evidências científicas, tecnologias em saúde e direito à saúde.


# Inscrições: As inscrições estão disponíveis através do Sistema de Eventos da URCA. Clique aqui


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
:


a) Para que sua inscrição seja CONFIRMADA, você deverá realizar DEPÓSITO IDENTIFICADO na conta do evento. Em seguida enviar o comprovante de pagamento para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. juntamente com o comprovante de inscrição no evento. Não esqueça de colocar no título da mensagem o nome do evento: I Congresso Norte e Nordeste de Saúde Baseada em Evidências;

b) Alunos de GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÃO deverão ENVIAR para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. DECLARAÇÃO que comprove o vínculo institucional.


# Site do evento: Clique aqui

 

Fonte: www.urca.br

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. )
Twitter: @espce
Facebook: espce 

 

 
Seleção CEOs: Resultado Final

Ter, 13 de Dezembro de 2011 17h38

 

RESULTADO FINAL
   ::    Aracati
   ::    Camocim
   ::    Canindé
   ::    Caucaia
   ::    Icó
   ::    Iguatu
   ::    Limoeiro do Norte
   ::    Quixadá
   ::    São Gonçalo do Amarante

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) divulga o resultado final do Processo Seletivo Público Simplificado dos Consórcios Públicos de Saúde das Microrregiões de Aracati, Camocim, Canindé, Caucaia, Icó, Iguatu, Limoeiro do Norte, Quixadá e São Gonçalo do Amarante para preenchimento de vagas para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs)

 

Clique aqui e confira todos os resultados publicados do Processo Seletivo.


Mais informações: (85) 3101.1402/1429.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE

 

 Para visualizar os editais você precisa ter o Adobe Acrobat Reader instalado.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 45

Serviços

Agenda - Maio 2016

Do Se Te Qu Qu Se Sa
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

Escola de Saúde Pública do Ceará - Av. Antonio Justa, 3161 - Meireles, Fortaleza-CE - Cep 60165-090

Fone: (85) 3101.1398 - Fax (85) 3101.1423 - E-mail: esp@esp.ce.gov.br - Twitter: twitter.com/espce

© 2016 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados - Ver localização no mapa