Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Superintendente da ESP/CE participa de Seminário sobre Medicina de Família e Comunidade
Seg, 20 de Abril de 2015 08:37 
 

Na última sexta-feira, dia 17 de abril, aconteceu no auditório Waldir Arcoverde da Sesa o Seminário sobre Medicina de Família e Comunidade. Estiveram presentes na condução do evento o Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Salustiano Pessoa, e o Diretor de Pós-Graduação da ESP/CE, Marco Túlio Aguiar.

Atualmente a ESP/CE oferta o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade nos municípios de Fortaleza e Iguatu. O programa conta com um corpo de preceptores qualificados e com experiência na APS e as unidades escolhidas para recebê-lo possuem estruturas adequadas para o treinamento em serviço.

Saiba Mais

A especialidade "Medicina de Família e Comunidade em Rede" tem como característica atuar no primeiro nível de atenção do sistema de saúde e possui o potencial de dar resolutividade a 80% dos casos que até ela chegam.

O Médico de Família e Comunidade (MFC) deve ter um vínculo com seus pacientes antes mesmo deles adoecerem, devendo ser o primeiro médico a ser consultado. Neste campo de atuação não existe dicotomia entre prevenção e cura.

Na prática o Médico de Família e Comunidade pode aprimorar-se de ferramentas como: o método clinico centrado na pessoa, visita domiciliar, demora permitida, genograma, PRACTICE, FIRO, longitudinalidade, abordagem familiar, abordagem comunitária e terapia de resolução de problemas é uma das tarefas do MFC. A gestão, a docência e cuidados paliativos são campos de estudos da MFC.

Além disso, cuidar das pessoas, participar intensamente da vida delas, faz da especialidade uma oportunidade de conhecer ainda mais o ser humano.
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. )
Twitter: @espce
Facebook: espce 
 
Curso de Diagnóstico de Câncer de Boca inicia atividades
Ter, 09 de Dezembro de 2014 16:24 
 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde (Ceats) promoveu no último dia 5, a aula inaugural da turma I do Curso de Atualização para o Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca. A aula contou com a presença da Coordenadora de Saúde Bucal do estado do Ceará, Gisele Cavalcante de Oliveira, que enfatizou a importância da iniciativa do curso.

Como estratégia de adesão aos dentistas, foi lançada uma proposta do Dezembro Verde, de conscientização sobre a prevenção do Câncer de Boca.

O curso teórico-prático inserido no Projeto de Qualificação de Profissionais para Fortalecimento da Atenção Básica do Ceará, tem como público alvo os cirurgiões-dentistas das unidades básicas de saúde com o objetivo de capacitá-los para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca.

A aula inaugural da segunda turma acontecerá no próximo dia 12 e as atividades do curso prosseguem até maio de 2015.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. )
Twitter: @espce
Facebook: espce

 

 

 
Seleção CEOs: Resultado Final

Ter, 13 de Dezembro de 2011 17h38

 

RESULTADO FINAL
   ::    Aracati
   ::    Camocim
   ::    Canindé
   ::    Caucaia
   ::    Icó
   ::    Iguatu
   ::    Limoeiro do Norte
   ::    Quixadá
   ::    São Gonçalo do Amarante

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) divulga o resultado final do Processo Seletivo Público Simplificado dos Consórcios Públicos de Saúde das Microrregiões de Aracati, Camocim, Canindé, Caucaia, Icó, Iguatu, Limoeiro do Norte, Quixadá e São Gonçalo do Amarante para preenchimento de vagas para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs)

 

Clique aqui e confira todos os resultados publicados do Processo Seletivo.


Mais informações: (85) 3101.1402/1429.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE

 

 Para visualizar os editais você precisa ter o Adobe Acrobat Reader instalado.

 
Divulgado o gabarito da prova escrita da Especialização em Medicina de Emergência

Seg, 06 de Janeiro de 2012 10h28

 

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) divulgam o gabarito da prova escrita, realizada no último dia 5, para ingresso na Especialização em Medicina de Emergência (molde residência). Para o complexo de emergência em Fortaleza, foram ofertadas seis vagas no programa Medicina de Emergência E1 e seis para a Medicina de Emergência E4. Para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral foram oferecidas quatro vagas no programa Medicina de Emergência E1. Os recursos poderão ser feitos nos dias 6 e 7 de fevereiro. O resultado final será divulgado oficialmente no dia 13 de fevereiro no site da ESP-CE.

Os médicos que concorreram às vagas para a Especialização em Medicina de Emergência E1 fizeram uma prova com 50 quesitos do tipo múltipla escolha, envolvendo conhecimentos de Medicina Social e Preventiva (10), Clínica Médica (10), Cirurgia (10), Pediatria (10) e Ginecologia e Obstetrícia (10). Já para os que disputaram às vagas para a Especialização em Medicina de Emergência E4, foi aplicada uma prova escrita, com 50 quesitos do tipo múltipla escolha, versando sobre temas em emergências médicas.

A Especialização em Medicina de Emergência terá duração de três anos iniciais, com a possibilidade de mais um ano opcional. A carga horária será de 60 horas semanais. O treinamento será desenvolvido nos principais hospitais de Fortaleza, como o Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital do Coração Messejana (HM), Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM), Hospital Albert Sabin (Hias) e estágios no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


Mais informações na Coordenadoria de Residências em Saúde da ESP-CE: (85) 3101.1424.

 

 Para visualizar o edital você precisa ter o Adobe Acrobat Reader instalado.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE

 

 

 
TRF 5ª Região suspende efeitos da liminar que proíbe acúmulo de pontos pela participação no PROVAB

Qua, 15 de Fevereiro de 2013 10:00

 

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região concedeu nesta última terça-feira, dia 12, a suspensão dos efeitos da liminar que proibia a eficácia do art. 8º da Resolução nº. 3/2011 da Comissão Nacional de Residência Médica e a concessão de pontuação adicional para os médicos participantes do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB.

O Tribunal entendeu não ser a simples participação do profissional no PROVAB que lhe assegura o direito à pontuação extra, uma vez que este também é submetido à avaliação realizada pelos tutores. Além disso, a liminar pode vir a trazer riscos à continuidade do PROVAB, o que acarretaria em prejuízo às comunidades beneficiadas pelo programa.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE 

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 34

Serviços

Agenda - Abril 2015

Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2

Escola de Saúde Pública do Ceará - Av. Antonio Justa, 3161 - Meireles, Fortaleza-CE - Cep 60165-090

Fone: (85) 3101.1398 - Fax (85) 3101.1423 - E-mail: esp@esp.ce.gov.br - Twitter: twitter.com/espce

© 2015 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados - Ver localização no mapa