Vigilância e Saúde

 

Centro de Educação Permanente em Vigilância e Saúde

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará em cumprimento à sua missão, tem desenvolvido programas educacionais nas diversas áreas que compreendem a Vigilância à Saúde desde 2000, e cria a partir do seu Planejamento Estratégico realizado no início de 2007, a área de interesse acadêmico de Vigilância em Saúde. Por ordem do Decreto nº. 30.602, de 15 de julho de 2011, a Coordenadoria passou a ser denominada Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde.

O Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde tem considerado a acumulação de conhecimentos nos campos do ensino, serviço e pesquisa, adotando como estratégia a formação de parcerias para desenvolvimento de cursos de curta duração e de especialização, atendendo as demandas de educação permanente para os serviços de saúde do Estado.

 

Missão

Contribuir para a construção articulada de saberes e práticas no campo da Vigilância à Saúde, a partir das necessidades sociais e do SUS, integrando ensino-serviço-comunidade, formando redes colaborativas e fortalecendo o sistema saúde-escola no Ceará.

 

Foco da área

Elaborar e desenvolver cursos de especialização, aperfeiçoamento, atualização, e cursos livres; definir conteúdos programáticos e metodologia de ensino-aprendizagem com a participação de técnicos com reconhecida experiência em Vigilância à Saúde; estimular a produção científica que aborde problemas relacionados aos serviços em âmbito local, regional ou estadual; contribuir para a compreensão e resolução de problemas identificados na realidade investigada.

 

Foco dos cursos

Os cursos têm como objetivo proporcionar aos participantes, profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde, os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o gerenciamento e operacionalização das ações de Vigilância em Saúde no escopo dos seus distintos componentes: Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente e Vigilância Epidemiológica.
 

 

Diretoria

Lígia Lucena Gonçalves Medina

Fone: (85) 3101.1400