Dedicação que inspira, trabalho que transforma: conheça a trajetória de servidores da Saúde do Ceará

24 de outubro de 2025 - 16:09 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Allane Marreiro, Filipe Dutra, Juliana Marques e Marcela Belchior
Foto e vídeo: Allane Marreiro, Filipe Dutra, Raiane Ferreira e Marcela Belchior

Dia do Servidor Público é comemorado em 28 de outubro. E a Secretaria da Saúde do Ceará tem histórias diversas de pessoas que inspiram pela dedicação e transformam, por meio do trabalho, a vida de quem utiliza a Rede.

“É uma sorte ter uma equipe tão comprometida e alinhada com nossos valores”, diz gestor que é servidor da Sesa há 22 anos.

Para o diretor-geral do Hospital São José, Edson Buhamra, todo profissional deveria passar pela experiência de gestão pública para entender melhor o funcionamento das instituições

“Um ato de coragem” é como o médico infectologista e diretor-geral do Hospital São José (HSJ), Edson Buhamra, define o serviço público, principalmente na área da saúde. “Todos os dias, desafiamos a morte e enfrentamos o sofrimento das pessoas e de suas famílias. Nosso objetivo é devolver cada paciente ao seu lar, ao seu trabalho, à sua família, ao seu amor, ao seu lazer… Esse é o nosso desafio diário”, afirma o gestor.

Edson Buhamra é servidor público da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) há 22 anos, mas antes de ser servidor ele sempre desejou trabalhar no HSJ, onde atua há 25 anos. Destes tantos anos na unidade da Sesa, 15 foram trabalhando na emergência. Está à frente da gestão do Hospital São José desde 2019. “Eu sou médico, amo o que eu faço. Mas gestor é uma coisa que eu acho que todo profissional deveria passar, para saber como é que a mágica acontece. 365 dias do ano, 24 horas do dia trabalhando para o hospital funcionar. Isso é muito importante. Quando a gente não faz parte da gestão, a gente entra, trabalha, cumpre o seu dever e sai. Mas o diretor precisa fazer o hospital funcionar”, relata.

Edson afirma que tem sorte de conduzir o HSJ porque os servidores compartilham da filosofia do hospital

De acordo com o gestor, servidor público é todo aquele que trabalha no setor público, seja concursado, terceirizado ou cooperado. Os olhos de Edson Buhamra brilham de orgulho ao falar especialmente dos servidores do HSJ. “É uma atividade muito gratificante ser gestor do Hospital São José. Aqui, temos uma equipe incrível. E o segredo é simples: nossos mil funcionários entendem e compartilham da filosofia do hospital. É uma sorte ter uma equipe tão comprometida e alinhada com nossos valores. Não é fácil, por exemplo, enfrentar uma pandemia como nós enfrentamos, mas o São José não abre para ninguém. A gente vai para cima”, ressalta.

De acordo com o gestor, servidor público é todo aquele que trabalha no setor público, seja concursado, terceirizado ou cooperado. Os olhos de Edson Buhamra brilham de orgulho ao falar especialmente dos servidores do HSJ. “É uma atividade muito gratificante ser gestor do Hospital São José. Aqui, temos uma equipe incrível. E o segredo é simples: nossos mil funcionários entendem e compartilham da filosofia do hospital. É uma sorte ter uma equipe tão comprometida e alinhada com nossos valores. Não é fácil, por exemplo, enfrentar uma pandemia como nós enfrentamos, mas o São José não abre para ninguém. A gente vai para cima”, ressalta.

Para Edson, o maior desafio é trabalhar com a saúde, pois isso significa trabalhar com o que há de mais nobre: a vida. “Eu sempre digo o seguinte, ninguém escolhe a área da saúde. A área da saúde é que nos escolhe. Trabalhar no processo de recuperação de um paciente é muito gratificante. E através do SUS conseguimos ajudar muita gente. O SUS é tão bem montado para um país tão grande como o nosso. E como gestor de uma instituição pública do SUS, sinto que estou contribuindo para a evolução do setor público quando conseguimos trazer um equipamento de ponta, uma medicação inovadora, um tratamento novo, um curativo avançado para tratar uma lesão com pressão, enfim, o que há de mais moderno na medicina para cada vez mais melhorar a assistência do paciente”, finaliza.

Realização: “minha história está escrita nas paredes do HGF”, conta servidora

Regina ingressou no serviço público em 1984

Regina Maria Monteiro de Sá Barreto é, atualmente, a diretora de Enfermagem do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Porém, sua vivência na unidade remonta há muito tempo, ainda quando o hospital integrava o extinto Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps). “Entrei em 1984 como servidora do nível médio, e fui ascendendo”, relembra ela.

Com experiência na área assistencial, ela foi convidada, em determinado momento de sua carreira, para assumir a coordenação de Enfermagem da Obstetrícia do HGF, onde passou 16 anos. Foi, para ela, um período de intenso aprendizado. “Foi um serviço que me empolgou porque você gerencia não só o serviço, mas pessoas. Aí a gente aprende a aceitar e trabalhar com as diferenças individuais e ter um olhar holístico, para que todos caminhem juntos”, descreve Regina.

Todo esse preparo na Obstetrícia fez com que ela assumisse, desde 2019, a gerência de Enfermagem (hoje, elevada ao status de diretoria). Hoje, olhando para todo esse período de serviço público, a profissional de saúde resume em uma palavra: realização. “Eu me sinto feliz onde estou e como estou. Sempre digo que todo mundo tem que escrever sua história de vida, e a minha está escrita nas paredes do HGF”, conta, com orgulho.

Primeiros servidores da ESP/CE celebram ingresso no serviço público

Para a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à Sesa, o Dia do Servidor, em 2025, será ainda mais especial. Geysla Viana, Iandra Marques e Wanderley Lima ingressaram na instituição como os primeiros servidores públicos efetivos da autarquia.

Em dezembro do ano passado, após a aprovação de um projeto de lei complementar na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), o quadro de pessoal próprio da ESP/CE foi sancionado pelo governador Elmano de Freitas.

Com isso, o trio trouxe à instituição de ensino não apenas expertises técnicas, mas também vivências e bagagens de vida. Wanderley Lima, à direita da foto, conta, no entanto, que a história dele no serviço público começou bem antes do ingresso formal.

“Desde a graduação eu já havia decidido cursar Gestão de Políticas Públicas na Universidade Federal do Ceará (UFC), pois tinha convicção de que queria atuar servindo à sociedade. Todos os meus estágios e experiências foram voltados à área pública. Minha primeira vivência marcante foi na Sesa, onde tive o primeiro contato com o Sistema Único de Saúde (SUS)”, relembra.

Anos à frente, em 2022, o profissional foi aprovado em um processo seletivo para atuar como bolsista na ESP/CE, onde permaneceu por mais de três anos. “Fui selecionado para atuar na Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins). Essa oportunidade me proporcionou ter uma visão ampla da autarquia, pois a Adins se conecta com todas as áreas e projetos finalísticos. Conheci pessoas, compreendi os desafios de cada setor e também me aproximei da estrutura de planejamento e gestão do SUS. Foram experiências valiosas, que fizeram eu me apaixonar ainda mais pela ESP/CE e pelo serviço público”, complementa.

Em maio de 2023, quando a bolsa foi concluída, saiu também a convocação dele no concurso da Sesa. “Desde então, manifestei o desejo de retornar à Escola. O período coincidiu com o movimento liderado pela Superintendência da instituição, a fim de viabilizar o chamamento dos servidores próprios. Fui um dos símbolos desse processo, representando o sonho coletivo de que a ESP/CE tivesse, enfim, os primeiros profissionais efetivos. O sonho se concretizou e, em setembro de 2025, pude assumir o posto. É uma conquista que carrego com orgulho e gratidão”, comemora.

Para a Iandra Marques, licenciada em História, sempre foi um sonho ter estabilidade e atuar nos serviços de saúde. A jornada até a aprovação foi longa, com muitas horas de estudo e abdicação, mas o resultado veio.

“Para estar hoje dentro do quadro de trabalhadores da ESP/CE, passei por um período de muita dedicação e abdicação de fins de semana e da convivência familiar, até conseguir ser aprovada no tão almejado concurso público. Valeu a pena”, disse. Ouça mais detalhes na fala da profissional:

 

Geysla Viana, por sua vez, classifica essa nova fase da carreira como especial, pois sempre sonhou em atuar na ESP/CE. A profissional já havia passado pelo serviço público, no âmbito municipal, com ações nos territórios, experiência que serviu de incentivo para buscar uma nova aprovação como servidora estadual.

“Sempre acreditei, desde a minha adolescência, no servir às populações e às comunidades, acreditando, de fato, que podemos impactar e transformar a vida das pessoas que mais precisam”, destacou.

 

Trabalho de cada um reflete no atendimento à população

Leirson Teles é servidor da Sesa desde 2022

Integrado à Sesa em 2022 por meio de concurso público, o servidor Leirson Teles já compôs a equipe de Gestão de Pessoas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará e hoje ocupa o cargo de orientador da Célula de Registros Funcionais e Folha de Pagamento (Cefpa), vinculada à Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna (Sepgi) do órgão.

Leirson conta que já concluiu o tempo de Estágio Probatório e agora aguarda pela aquisição de estabilidade. Segundo ele, a rotina de trabalho é permeada por sentimentos que se misturam entre o prazer de atender o servidor e os desafios na resolução de situações.

Leirson compõe a equipe da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna (Sepgi) da Sesa

“A gente tem desafios a lidar diariamente. Trabalho na folha de pagamento; então, um dos maiores desafios é atingir a satisfação do servidor em meio a situações que muitas vezes não tenho o controle ou o domínio total da resolução. Tento me colocar no lugar do servidor e recebê-lo da melhor forma possível, principalmente dando atenção e com a escuta ativa”, relata.

O servidor conta que o setor tem buscado aperfeiçoar os processos de trabalho para que esses gerem mais eficiência e tragam ao servidor mais transparência e resultado. “Além de buscar um atendimento de qualidade, para que ele se sinta acolhido”, diz Leirson.

De acordo com o servidor, é dando o máximo na gestão que os resultados se refletem na ponta, ou seja, para a população cearense. “Reconheço que há muitos desafios pela frente, mas, quando faço a reflexão dos últimos três anos, só vejo a Secretaria melhorar administrativamente, e isso tem se refletido na vida da população em diversas ações. O maior aprendizado tem sido ver isso na prática: que o trabalho de cada um, em cada área da Secretaria, reflete de alguma forma no atendimento à população”, avalia.