ESP/CE apoia atividades pedagógicas do curso de Medicina da Uece
6 de agosto de 2025 - 11:32 #Centro de Simulação em Saúde #curso #ESP/CE #Medicina #UECE
Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Arquivo Pessoal
Centro de Simulação em Saúde (CSS) da autarquia foi utilizado para avaliação de alunos do terceiro semestre do curso de Medicina
Cerca de 50 alunos de medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece) estiveram na Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) para realizar o Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE), método de avaliação usado em cursos de saúde para verificar habilidades e competências dos discentes.
O momento fez parte da disciplina de Semiologia e ocorreu nas instalações do Centro de Simulação em Saúde (CSS) da autarquia.
Cinco cenários distintos foram montados para que os estudantes pudessem cumprir as tarefas
A professora Sheila Fontenele esteve à frente da supervisão do processo, com o suporte de uma facilitadora da ESP/CE. Segundo a docente, promover atividades simuladas é fundamental para o aprimoramento da formação dos futuros médicos.
“A prática assistida em ambiente simulado promove o reforço dos saberes cognitivos (conhecer/compreender) com os técnicos-atitudinais (saber fazer/demonstrar e saber ser profissional humanizado), atingindo o ápice do ensino-aprendizado de forma saudável e segura. E, aqui, na ESP/CE, fomos prontamente atendidos na execução do exame”, destaca.
Na ocasião, foram montados cinco cenários distintos no laboratório para que os estudantes, divididos em grupos, pudessem cumprir as tarefas previstas.
A prova, aplicada no último dia 28 de julho, incluiu abordagens de anamnese – tipo de entrevista detalhada com pacientes -, sinais vitais, prática de palpação abdominal, além de semiologia cardíaca e pulmonar.
Coordenador da Assessoria de Desenvolvimento Educacional da ESP/CE, José Batista Tomaz afirma que a visita dos profissionais em formação reafirma o protagonismo da instituição no âmbito das capacitações com foco em simulação em saúde. Ouça o depoimento do gestor: