Transparência e controle: ESP/CE dá início a novo processo de inventário patrimonial

18 de julho de 2025 - 09:47 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Raiane Ferreira


Processo é conduzido por comissão especial, com suporte da Diretoria Administrativo-financeira (Diafi) da autarquia

Procedimento administrativo que consiste na identificação, no registro e no controle de bens, o inventário patrimonial é imprescindível para a eficiência da gestão de qualquer entidade, seja pública ou privada.

No âmbito do Governo do Ceará, desde 2018, todos os órgãos ligados ao Poder Executivo realizam anualmente o procedimento. A medida consta em decreto (nº 32.564) publicado no Diário Oficial (DOE).

Uma das diretrizes presentes no documento também estabelece a instituição da comissão inventariante por cada organização. O grupo fica à frente de todas as etapas do levantamento. 

Atendendo à norma, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), oficializou, em junho passado, por meio de portaria, a nova composição da delegação

No último dia 8 de julho, os trabalhos tiveram início, a partir da sensibilização dos gestores da ESP/CE sobre os objetivos do processo. Em seguida, houve a coleta prévia de informações dos itens sob a responsabilidade de cada área. De posse dos dados, a comissão segue agora com visitas in loco às unidades administrativas da autarquia para a realização da conferência e do detalhamento dos dispositivos presentes nos ambientes.

A verificação ocorre via Sistema de Gestão de Bens Móveis (SGBM), ferramenta utilizada pelo Governo do Estado para gerenciar o patrimônio móvel. De acordo com Selma Carvalho, diretora Administrativo-financeira da ESP/CE, a execução das tarefas deve se estender até o fim do semestre. “O inventário garante não somente um trabalho de correção de inconsistências nos registros patrimoniais, mas, sobretudo, a transparência e a legalidade no uso dos bens públicos. Na prática, tudo isso fortalece a organização interna e responsabilidade e eficiência na gestão pública”, complementa a gestora.

Após processo de sensibilização, grupo de trabalho segue com visitas às áreas para executar o levantamento

No total, 10 etapas compõem o inventário patrimonial, entre elas estão, ainda, a divulgação do procedimento administrativo, a elaboração de um relatório e a conciliação contábil, que diz respeito à comparação dos saldos monetários por grupo de material contidos nos respectivos registros. A Diretoria Administrativo-financeira (Diafi) dá instituição dá suporte às ações.

A comissão 

A comissão inventariante da ESP/CE é composta por três servidoras lotadas na autarquia: Maria Stênia Pinto, que preside o grupo; Ana Lúcia Barreto Xenofonte; e Silvana Maria Lopes Rocha

O coletivo tem atuação prevista até dezembro deste ano, podendo esta vigência ser prorrogada, caso haja necessidade de um prazo maior para a consolidação dos trabalhos.