Vigilância e Controle de Endemias: ESP/CE seleciona alunos para curso de especialização
11 de julho de 2025 - 12:03 #curso #ESP/CE #Especialização #Vigilância e Controle de Endemias
Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Foto: Raiane Ferreira
Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 15 de julho pelo site da ESP/CE
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) está com inscrições abertas para o processo seletivo de alunos da nova turma do Curso de Especialização em Vigilância e Controle de Endemias. No total, 35 vagas estão disponíveis, contemplando todas as Regiões de Saúde (RSs) cearenses.
De acordo com a Gerência de Pós-Graduação em Saúde (Gepos) da autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), podem concorrer ao certame profissionais de nível superior com experiência mínima de um ano comprovada nas áreas de Vigilância e Controle de Endemias.
O registro de candidaturas ocorre via formulário on-line, gratuitamente, até o meio-dia da próxima terça-feira (15).
A seleção dos inscritos será realizada em etapa única, de caráter classificatório e eliminatório, por meio da avaliação curricular, que consiste na análise das informações preenchidas na Ficha de Habilitação de Currículo.
Conforme o calendário do edital, o resultado final do processo tem divulgação prevista para o dia 23 de julho. Já o início das aulas ocorrerá no mês de agosto.
Ficha técnica
A Especialização em Vigilância e Controle de Endemias da ESP/CE possui duração de 588 horas, distribuídas em atividades didáticas presenciais ou síncronas, a partir da aplicação de metodologias de ensino-aprendizagem no ambiente de trabalho, além da elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Durante o percurso formativo, os estudantes poderão atualizar conhecimentos relacionados às práticas de prevenção e vigilância de doenças endêmicas com foco na saúde pública. Segundo a coordenação pedagógica da iniciativa educacional, o propósito é que, ao fim do curso, os profissionais sejam capazes de articular ações de identificação e controle de agravos, bem como desenvolver estratégias eficazes de intervenção para problemas concretos em cenários reais.