Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora: ESP/CE capacita profissionais para potencializar assistência

4 de julho de 2025 - 14:17 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto e Áudio: Daniel Araújo
Fotos e Vídeo: Raiane Ferreira


Iniciativa contemplou 33 profissionais atuantes nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cerests) do estado

Prevenir e enfrentar os problemas que afetam a saúde dos trabalhadores são ações cada vez mais presentes na gestão pública do Ceará. Para além dos procedimentos assistenciais relacionados aos agravos e às doenças, há um investimento constante na capacitação das equipes que atuam nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cerests). Os equipamentos desempenham um papel fundamental na disponibilização de cuidado integral aos usuários e no serviço de vigilância.

Foi nesse contexto que a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Escola de Saúde Pública do Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) realizaram o Curso de Apoio Matricial em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

A primeira turma do ano da iniciativa educacional contemplou 33 profissionais atuantes nos Cerests, como médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais.

Um dos alunos foi o fisioterapeuta e residente multiprofissional do programa de Saúde do Trabalhador da ESP/CE, Tibério Moura. Para ele, ingressar no curso foi uma oportunidade de ampliar conhecimentos e potencializar os serviços da unidade onde atua. Assista ao depoimento:

O período de aulas teve início no fim de maio e foi concluído no último dia 26 de junho. Durante o ciclo de aprendizagem, os participantes puderam compreender conceitos e práticas do Apoio Matricial (AM), apropriar-se das ferramentas e dos instrumentos do trabalho de Atenção e Vigilância, desenvolver novas estratégias e ações, entre outras atividades.


Aulas aconteceram na sede da ESP/CE e em ambiente virtual de aprendizagem

A professora Mara Tavares avalia que o projeto é primordial para o fortalecimento das políticas com foco na saúde da trabalhadora e do trabalhador cearense. “Todo o conhecimento acumulado neste momento será incorporado na prática desses profissionais que compõem os Cerests nos âmbitos municipal, estadual ou regional”, detalha. Ouça o depoimento da docente:

Apoio Matricial (AM) – ou matriciamento – é uma metodologia de organização do trabalho em saúde que visa complementar as equipes de referência, dando suporte técnico e especializado para ampliar a capacidade de atuação e qualificar os respectivos fluxos e ações em saúde.

Ficha técnica

Executado pela Gerência de Educação Permanente em Saúde da ESP/CE, o Curso Básico de Apoio Matricial em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora possui uma carga horária de 60 horas, divididas em atividades realizadas em sala de aula e ambiente virtual de aprendizagem, estruturando-se em três unidades didáticas: Apoio Matricial em Saúde do(a) Trabalhador(a) e suas Dimensões; Ferramentas e Estratégias de Apoio Matricial em Saúde do(a) Trabalhador(a); e Prática de Apoio Matricial em Saúde do(a) Trabalhador(a) – Atividade de Dispersão.