Preceptores multiprofissionais da ESP/CE são aprovados com bolsas para curso de aperfeiçoamento do Ministério da Saúde
30 de setembro de 2024 - 13:22 #Curso de Aperfeiçoamento Multiprofissional #escola de saúde pública do ceará #Ministério da Saúde
Texto: Juliana Marques
Foto: Divulgação
Vídeo: Raiane Ferreira
A formação é voltada para preceptores de residências multiprofissionais ligados a alguma instituição formadora
O Ceará foi contemplado com 190 vagas para o Curso de Aperfeiçoamento Multiprofissional de Preceptores para Integração Ensino e Serviço nos Territórios de Saúde, do Plano Nacional de valorização das Residências, iniciativa do Ministério da Saúde (MS). Dessas, 137 foram preenchidas, após processo seletivo, por docentes das residências da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).
A capacitação, iniciada em julho deste ano, contempla bolsas com apoio financeiro aos aprovados e tem duração de seis meses.
“Esse projeto do Ministério é para a qualificação da preceptoria e também para fomentar a integração em centros de serviços dos programas que já existem em seus territórios. É uma forma de incentivar esse profissional a fazer a capacitação”, explica a gerente de Residência Multiprofissional da ESP/CE, Kellyane Munick.
A capacitação
O processo formativo acontece na modalidade de ensino à distância (EAD) e visa contribuir para a qualificação dos preceptores de programas de residências em saúde.
Os participantes passaram por uma ampla concorrência, já que para todo o Brasil, foram destinadas 2800 vagas, sendo 750 para o Nordeste e 190 para o Ceará.
“Os nossos preceptores se inscreveram e 137 conseguiram aprovação, após enviarem uma carta de apresentação e uma declaração da ESP/CE comprovando que eles estavam vinculados à Escola. Ficamos muito felizes com o resultado”, comemora. Veja o depoimento completo da gestora:
Residência Multiprofissional
A Residência em Área Profissional de Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional) da ESP/CE é um programa de caráter interfederativo, interinstitucional, interprofissional, intersetorial e interiorizado.
O programa disponibiliza educação em serviço, qualificando para o exercício profissional das categorias que integram a área de saúde, como Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Medicina Veterinária, Biomedicina, Saúde Coletiva e Ciências Biológicas.